Estando na linha da frente no desenvolvimento de sistema para veículos automóveis, ligeiros e pesados, a Bosch vai marcar presença no IAA Transportation, na Alemanha já em setembro, onde vai dar a conhecer muitas das novidades que está a desenvolver para o setor dos transportes.
O transporte de mercadorias é um pilar da economia global, no qual os veículos comerciais desempenham um papel crucial. Estes estão a passar por uma mudança de paradigma semelhante à dos carros de passageiros, nomeadamente a transformação de veículos definidos por hardware para veículos definidos por software.
A Bosch está a responder a esta mudança com produtos de hardware e software, soluções personalizadas e serviços inteligentes. A empresa de tecnologia apoia os fabricantes de camiões, transportadoras e empresas de logística na sua transição para o futuro.
A Bosch irá apresentar as suas inovações para o transporte de mercadorias do futuro na IAA Transportation 2024, no pavilhão 19/20, stand A51/B52. Fique a conhecer todas estas novidades!!!
“Powertrains” eficientes, fiabilidade na estrada
Powertrain elétrico: A Bosch fabrica soluções de eletrificação económicas e eficientes para veículos comerciais ligeiros e pesados. O eixo elétrico da Bosch é fácil de integrar em veículos comerciais de até 7,5 toneladas métricas. Uma vantagem disso é que os operadores de frotas continuarão a poder servir rotas de entrega em áreas restritas, como zonas urbanas de baixas emissões, no futuro. O motor elétrico e o inversor da Bosch já estão presentes num veículo comercial pesado, puramente elétrico a bateria. Aqui, uma tensão de funcionamento de 800 volts e os chips de carbeto de silício utilizados permitem maiores autonomias e ciclos de carregamento mais curtos para um transporte de mercadorias eficiente, mesmo em longas distâncias.
Célula de combustível: Os veículos comerciais também podem ser operados de forma climática com um sistema de célula de combustível. Esta tecnologia é particularmente adequada para viagens mais longas e cargas máximas, tornando-se uma adição sensata aos camiões elétricos a bateria. A Bosch já possui um sistema de célula de combustível de 200 quilowatts em produção em larga escala. A empresa está agora a trabalhar no Módulo de Potência de Célula de Combustível Compacto 300, que será ainda mais compacto e, com uma potência aumentada de 300 quilowatts, também mais eficiente. Além deste tipo de solução completa, a Bosch também oferece componentes individuais do sistema e submódulos, bem como componentes para sistemas de armazenamento de hidrogénio, permitindo fornecer a cada cliente a solução certa.
Motor a hidrogénio: Outra opção para o transporte de mercadorias amigável ao clima é o motor a hidrogénio, que será inicialmente utilizado em camiões pesados. No início de 2024, a UE também reconheceu esta solução de powertrain como climaticamente neutra. Derivado de motores a diesel e a gás natural estabelecidos, este conceito permite que os fabricantes de motores usem mais de 90 por cento das tecnologias de desenvolvimento e produção existentes. A Bosch está a desenvolver os componentes principais do sistema de injeção para o motor a hidrogénio, incluindo um novo injetor para injeção direta que não requer lubrificação adicional e está previsto para lançamento em 2026. Os primeiros motores a hidrogénio equipados com injeção de coletor de admissão da Bosch estão previstos para lançamento em 2025.
Sistema de tanque de hidrogénio: Os principais desafios no design de sistemas de tanque de H2 residem no armazenamento seguro do hidrogénio sob alta pressão e no controlo do fornecimento do gás altamente inflamável. A ITK Engineering GmbH apoia e aconselha os fabricantes de veículos durante todo o processo de desenvolvimento, desde o design até à implementação de um sistema de tanque de H2 seguro e certificado. Ao projetar sistemas, a ITK Engineering também confia em gémeos digitais para simulação física, a fim de alcançar a máxima segurança e eficiência.
Soluções de conectividade: Os operadores de frotas e fabricantes de veículos também podem melhorar ainda mais a eficiência dos seus veículos com os serviços digitais da Bosch. A base técnica para isso é o Automotive Connectivity Hub – uma solução que pode ser instalada em qualquer veículo, independentemente do fabricante, fornecendo acesso aos dados operacionais e de diagnóstico do veículo e, assim, possibilitando uma ampla gama de serviços baseados em dados. Com os serviços de eficiência, como o módulo Retrofit Efficiency, a velocidade pode ser facilmente ajustada conforme necessário, de acordo com valores empíricos armazenados numa base de dados central, reduzindo assim o consumo em até 4 por cento.
O Vehicle Health, por sua vez, regista tanto códigos de erro padronizados quanto específicos do fabricante, bem como notificações no veículo, e avalia-os na nuvem. Quaisquer problemas iminentes são reconhecidos numa fase inicial e apresentados de forma compreensível, e respostas imediatas, como serviços prioritários, são sugeridas. Isso reduz significativamente o número de avarias inesperadas, facilitando muito o planeamento dos operadores. Para veículos elétricos, por exemplo, o Battery in the Cloud oferece uma melhoria no desempenho e na vida útil das baterias de alta tensão. Com a ajuda de dados continuamente registados sobre o estado e uso da bateria, é possível analisar baterias de alta tensão, prever o seu envelhecimento e defeitos, e otimizar o seu comportamento de carregamento rápido para uma maior durabilidade, o que melhora a fiabilidade e a economia dos veículos elétricos.
O Digital Fuel Twin é ideal para operadores de frotas que desejam utilizar combustíveis alternativos como o HVO na sua frota existente. Esta função pode verificar o uso desses combustíveis e, assim, a redução de CO2 alcançada – de forma totalmente automatizada e certificada para auditoria. Para monitorizar o estado do veículo ou da frota em tempo real, o RideCare Insight utiliza uma caixa de sensores inteligente para detetar possíveis danos na carroçaria, fumar no interior do veículo e manobras de condução arriscadas em veículos comerciais ligeiros.
Em direção ao futuro com sistemas de direção
Direção totalmente elétrica: O sistema de direção ServoE expande o portfólio de produtos da Bosch para incluir um sistema de direção totalmente elétrico para camiões pesados. Este sistema de direção eletromecânica permite uma montagem simples e sem óleo, enquanto a função de energia sob procura garante uma condução ecológica. A função e a sensação da direção podem ser adaptadas aos requisitos do cliente.
Servotwin: O sistema de direção eletro-hidráulico Servotwin para veículos comerciais pesados combina um sistema de direção hidráulica Servocom com unidades servoelétricas escaláveis e uma arquitetura de software inteligente. Isto suporta assistência à direção de nível SAE 2 e funções de assistência ao condutor, bem como funções de condução automatizada até ao nível SAE 4.
Sistema de direção do eixo traseiro: O sistema de direção eletro-hidráulico para eixos traseiros é um sistema autónomo de energia. Permite a direção de três ou mais eixos de camiões pesados, sejam eles eixos de direção ou eixos de arrasto. A direção dos eixos adicionais, se necessário, reduz o raio de viragem e o desgaste dos pneus. Graças ao seu design compacto, esta tecnologia da Bosch pode ser adaptada a todos os tipos de powertrain. A arquitetura de software inteligente suporta uma condução segura e ecológica e protege o sistema de direção contra ataques externos.
Eixo de direção: O eixo de direção modular e otimizado em termos de peso é a ligação entre o mecanismo de direção e a coluna de direção e é utilizado em veículos comerciais médios e pesados e autocarros. Em veículos equipados com um eixo de direção Bosch, os movimentos relativos entre a cabina do condutor e o chassis que ocorrem durante a condução não têm efeito no comportamento da direção. As suas características de design impressionam pela construção compacta e baixa fricção.
EPSapa highload: A versão de alta carga da direção elétrica assistida com unidade de servo eixo paralelo (EPSapa) não tem dificuldade em conduzir em asfalto, gravilha ou terrenos acidentados. Esta nova variante não só expande o portfólio de direção elétrica da Bosch, mas também preenche um nicho: graças à força aumentada da cremalheira e à robustez excecional, este sistema de direção é – ao contrário das variantes anteriores – ideal para SUVs pesados, carrinhas e pickups off-road. Isso torna o EPSapa highload ideal para o mercado norte-americano.
Segurança rodoviária inteligente: o veículo como plataforma de mobilidade
Arquiteturas E/E: Com serviços personalizados de consultoria e engenharia, a Bosch Engineering apoia os fabricantes na transição de veículos definidos por hardware para veículos definidos por software. O foco aqui é definir uma nova arquitetura elétrica e eletrónica para reduzir a complexidade do processo e cortar os custos de integração.
Solução de diagnóstico baseada na nuvem: Fabricantes de automóveis e seus fornecedores têm uma tarefa comum: fornecer às oficinas autorizadas soluções de serviço para que possam realizar reparos e manutenção para garantir a disponibilidade do veículo e a satisfação do cliente. Isto é particularmente importante para novas tecnologias, como células de combustível, para as quais a experiência prática só pode ser adquirida gradualmente. A ETAS tem uma solução que considera a capacidade de diagnóstico e reparo durante o desenvolvimento, o que significa que está disponível antes do início da produção. Isto permite que os fabricantes reduzam significativamente o tempo de comercialização dos conceitos de diagnóstico e reparo, garantindo que a solução esteja sempre atualizada com uma plataforma habilitada para a nuvem. Este conceito também pode ser aplicado a todos os outros componentes complexos em veículos modernos. A versão móvel permite diagnósticos diretamente no veículo, seja na oficina ou na estrada.
Serviços de mapas conectados: Com a ajuda de dados coletivos de veículos conectados e dados de infraestrutura, os serviços de mapas da Bosch fornecem informações precisas e atualizadas sobre o ambiente de condução. Aqui, a função beneficia da soma das informações de todos os veículos conectados, a partir das quais atributos como velocidades de condução ótimas, geometrias exatas de faixas, marcos de localização e condições atuais da estrada podem ser derivados. Com base nestas informações em tempo real, o comportamento de condução pode ser planeado de forma preditiva e segura e ajustado se necessário. Desta forma, os serviços de mapas conectados não só melhoram as funções de assistência ao condutor existentes e aumentam a sua disponibilidade, mas também criam novas possibilidades para desenvolver e melhorar veículos e serviços de mobilidade, tornando assim a mobilidade do futuro mais segura e conveniente.
Plataforma de software para especialistas em logística: A plataforma de serviço digital da Bosch para logística (L.OS) aborda muitos dos desafios enfrentados pela indústria de transporte e logística. No coração do ecossistema de software para transportadoras e operadores de carga está um marketplace que oferece acesso centralizado a várias soluções digitais de diferentes fornecedores para todos os aspetos do negócio logístico. Mas a plataforma é muito mais do que apenas um marketplace. Ela permite a integração perfeita de serviços e dados previamente separados. Por exemplo, fornecedores de software como a Webfleet, o maior sistema de gestão de frotas da Europa, estão a trabalhar com a Bosch L.OS para oferecer aos gestores de frotas serviços de valor acrescentado dentro da sua solução de gestão de frotas. Isto permite aos utilizadores ativar novas funções valiosas sem ter que realizar os seus próprios projetos de TI caros e demorados. A Bosch está a trabalhar nisso com a Amazon Web Services. O primeiro caso de uso envolveu a integração do Bosch Secure Truck Parking, a principal plataforma europeia de reservas de estacionamento seguro para camiões, no sistema de gestão de frotas da Webfleet via Bosch L.OS. Isso permite que os clientes da Webfleet encontrem e reservem facilmente espaços de estacionamento para os seus camiões sem ter que sair da aplicação. Também ajuda as empresas a aumentar a segurança para motoristas, veículos e mercadorias e a planear melhor o tempo estimado de chegada. Reduzir o tempo gasto à procura de um lugar de estacionamento também reduz os custos de combustível e as emissões de CO2 e ajuda a garantir que as horas de condução não sejam excedidas.
Conectividade e comunicação seguras: Um pré-requisito para numerosos serviços inteligentes que tornam a condução mais segura e eficiente é que os veículos possam trocar dados com objetos nas suas proximidades imediatas e com a infraestrutura de tráfego. A base para isso é a Unidade de Controle de Conectividade da Bosch para veículos comerciais (CCU). Ela utiliza interfaces sem fio para conectar o veículo do motorista com a nuvem, a infraestrutura e outros veículos. O Central Gateway liga os domínios do veículo, serve como roteador para comunicações internas do veículo e comunica com o mundo exterior através da CCU. Atua como um distribuidor de dados seguro para comunicação dentro dos sistemas de veículos comerciais e também é a porta de entrada para todos os dados que entram no veículo. O Central Gateway suporta vários sistemas de barramento, como Ethernet e CAN.
Powernet Guardian: O Bosch Powernet Guardian é um conceito holístico para o sistema elétrico do veículo. Ele garante que funções relevantes para a segurança em veículos comerciais sejam sempre fornecidas com energia. Se ocorrer uma falha, o Powernet Guardian assume a função de um disjuntor eletrónico, desconectando o sistema elétrico relevante para a segurança dos outros consumidores. Isso protege-os de sub ou sobretensão e, por extensão, pode evitar mau funcionamento ou redução da funcionalidade. Ao digitalizar o fornecimento de energia, o Powernet Guardian permite funções inteligentes de distribuição de energia que também tornam possível alternar cargas de acordo com a procura e a capacidade do sistema elétrico do veículo.
Acesso conveniente ao veículo: O Fleet Management Xtended Access é um sistema digital de acesso ao veículo que permite ao motorista acessar o veículo através de uma chave digital num smartphone e, dependendo da variante, também ligar o motor. Os fabricantes podem integrar os componentes do sistema diretamente nos seus veículos comerciais de acordo com as suas necessidades. Eles têm a opção de equipar a sua frota de veículos com o Kit Fleet Management Xtended Access. Esta combinação flexível de tecnologias de banda ultralarga, Bluetooth Low Energy e comunicação de campo próximo permite aos fabricantes fornecer acesso seguro e fácil aos veículos e possibilita a introdução escalável de um sistema de acesso digital ao veículo que pode substituir os sistemas existentes.
Tecnologias para o cockpit de camiões: As soluções de tecnologia de cockpit da Bosch incluem uma plataforma para integrar aplicações de instrumentação e infotainment e um sistema de substituição de espelhos digitais desenvolvido com a Mekra Lang para substituir os espelhos convencionais. O Driver Monitoring System para veículos comerciais detecta fadiga e distração do motorista numa fase inicial e avisa o condutor. Além dessas funções relacionadas à segurança, a plataforma da Bosch suporta várias funções de conveniência.
Infotainment em autocarros: A série Bosch Coach Infotainment disponibiliza a próxima geração de infotainment para uso profissional em autocarros. Componentes perfeitamente coordenados proporcionam uma nova experiência para motoristas e passageiros. Ver filmes, navegar na internet, assistir TV, ouvir música e ouvir anúncios claramente – tudo isso é possível com os sistemas de infotainment da Bosch para autocarros. A tecnologia Ethernet AVB proporciona uma sincronização ótima entre sinais de imagem e áudio, garantindo uma reprodução suave de conteúdo de mídia HD com muito baixa latência.
Mantendo um olho no meio ambiente
Olhos inteligentes: A terceira geração da câmara multifuncional é adaptada às exigências dos camiões pesados. Com a sua abordagem única de múltiplos caminhos, a câmara combina algoritmos convencionais de processamento de imagem com métodos baseados em IA, desempenhando um papel crucial em sistemas avançados de assistência ao condutor. Ela deteta e processa objetos e estruturas de forma fiável e utiliza um sistema inovador e de alto desempenho em um chip para o processamento de imagens. A câmara é projetada para sistemas de assistência ao condutor relevantes para a segurança e funções de conveniência, como o sistema de assistência ao manutenção da faixa, e também suporta funções baseadas em objetos, como a frenagem automática de emergência. Além disso, permite a implementação de outras funções, como o reconhecimento de sinais de trânsito. Isso significa que o sistema apoia os requisitos legais do Regulamento Geral de Segurança da UE sobre assistência inteligente à velocidade para deteção de limites de velocidade e alerta sobre ultrapassagens.
Detecção precisa de objetos: O radar de frente e lateral de quinta geração garante maior segurança no segmento de camiões pesados, graças à deteção de objetos de forma fiável e precisa na área à frente e aos lados do veículo. Graças ao grande alcance de deteção e alta resolução angular dos sensores, bem como à sua ampla abertura, eles podem detetar situações de condução complexas de forma muito rápida, precisa e segura. Eles utilizam uma nova modulação por sequência de “chirp” para melhorar a deteção do entorno, produzindo reflexões mais detalhadas. Como resultado, tanto as soluções de radar frontal quanto lateral são extremamente precisas na deteção e distinção de objetos e pessoas, bem como na sua posição, velocidade relativa e direção de movimento – mesmo em condições de visibilidade reduzida. Isso significa que os sensores de radar Bosch em camiões pesados podem garantir maior segurança para o condutor e outros usuários da estrada, apoiando funções como a frenagem automática de emergência e ajudando a cumprir requisitos legais.