A Bosch disponibiliza agora às frotas um serviço de alerta de perigos na estrada, que reporta condições perigosas atempadamente, antes que surja uma situação crítica, com o nome Road Hazard Service.
O serviço tem sido utilizado em milhões de carros de passageiros desde junho de 2024 e estará disponível em veículos Mercedes-Benz Trucks pela primeira vez a partir de dezembro de 2024. Baseado na cloud, o serviço pretende aumentar a segurança rodoviária e reduzir consideravelmente o risco de acidentes. Esta ferramenta de alerta de perigos na estrada fornece avisos para estradas escorregadias, visibilidade reduzida, chuva intensa, vento, acidentes, veículos avariados e condutores em contramão.
“O nosso serviço preditivo de alerta de perigos na estrada reporta condições perigosas a condutores de carros e camiões com a devida antecedência, antes que uma situação crítica possa surgir,” explicou Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente do setor de Mobilidade. “Nos veículos comerciais, o serviço também permite redirecionar os veículos de forma eficiente e atempada para evitar perigos que surjam de repente.” Com o serviço de alerta de perigos na estrada da Bosch, os condutores recebem avisos em tempo real sobre eventos atuais no seu percurso. Isto inclui informações sobre acidentes, condutores em contramão, chuva ou vento fortes, veículos avariados ou visibilidade reduzida devido, por exemplo, a nevoeiro denso.
O Road Hazard Service faz parte dos Serviços de Mapas Conectados da Bosch, que trazem mais segurança e conveniência ao veículo. Os dados agregados e as informações meteorológicas podem também ser utilizados para otimizar sistemas de assistência ao condutor, como o cruise control adaptativo ou a travagem de emergência automática. Por exemplo, quando a estrada está molhada ou escorregadia, o coeficiente de fricção da estrada é menor do que quando está seca, pelo que o veículo tem de iniciar a travagem de emergência mais cedo para evitar um possível acidente. Com este serviço, os condutores serão avisados ainda mais cedo quando a superfície da estrada estiver escorregadia.
Os Serviços de Mapas Conectados desempenham um papel importante na condução cada vez mais assistida e automatizada, funcionando como um sensor adicional que vai muito além do campo de visão e do alcance dos sensores de radar e vídeo, fornecendo de forma fiável ao veículo automatizado todos os dados relevantes para uma condução segura, mesmo em condições de visibilidade reduzida. Ao contrário dos veículos não conectados, os veículos com Serviços de Mapas Conectados beneficiam da experiência combinada de todos os veículos conectados. Isso permite que os sistemas do veículo determinem coisas como a velocidade ideal num rotunda, a geometria exata da faixa de rodagem e a trajetória de condução em cruzamentos complexos, ou até pontos de referência de localização que o veículo pode usar para calcular a sua posição com precisão centimétrica. Como resultado, os veículos automatizados podem conduzir de forma mais natural e preditiva.