A Bosch e a Mahle garantem que o negócio tem futuro e que são muitas as empresas interessadas nos turbos produzidos pela joint-venture. Porém, a dimensão da empresa está longe dos principais concorrentes e as duas multinacionais querem focar os seus investimentos em novas áreas de desenvolvimento.
Os grupos Bosch e Mahle decidiram colocar à venda sua joint-venture Bosch Mahle Turbo Systems (BMTS), responsável pela produção de turbocompressores. Criada em 2008, a empresa desenvolve e produz turbos tanto para veículos ligeiros como para pesados, cujas fábricas estão localizadas em Saint Michel, na Áustria, e em Xangai, na China, além de filiais em Estugarda e Blaichach, na Alemanha.
“Apesar das grandes encomendas recebidas de clientes de renome, a elevada capacidade instalada nas nossas fábricas e taxas de crescimento acima da média, os volumes de vendas presentes na BMTS ainda são muito baixos em comparação com nossos maiores concorrentes”, declarou o presidente das soluções de mobilidade do setor de negócios da Bosch, Rolf Bulander.
De acordo com este executivo, para que a empresa possa atingir a dimensão necessária e responder à elevada procura do mercado, são necessários investimentos. “A Bosch e a Mahle não pretendem impulsionar a expansão da BMTS, porque ambas precisam de focar os seus investimentos principalmente em novas áreas de desenvolvimento”.
O presidente e CEO do Grupo Mahle, Wolf-Henning Scheider, acrescenta: “Graças aos nossos avançados locais de produção e aos bons produtos da BMTS estamos confiantes em encontrar um potencial comprador, que irá expandir com sucesso o negócio.”
As empresas já comunicaram aos cerca de 1400 funcionários sobre sua intenção de venda e já estão em curso as discussões com sindicato dos trabalhadores a fim de preparar os próximos passos no processo de venda.
Mais informações em www.bmturbosystems.com