O pedal do acelerador ativo da Bosch, através de uma ligeira vibração pode reduzir a pressão no acelerador e alertar o condutor para carros em contramão. O consumo reduz-se em até 7%.
O pé do condutor é responsável por um quarto do consumo de combustível. Até agora, a única coisa que se podia fazer em relação a esta questão era conduzir cuidadosamente e fazer um curso de condução ecológica. Contudo, agora a Bosch desenvolveu uma ajuda técnica na forma de um pedal acelerador ativo: uma ligeira vibração avisa o condutor quando este exagera na pressão do pé. “O pedal acelerador ativo da Bosch ajuda os condutores a poupar combustível e, ao mesmo tempo, alerta-os para situações potencialmente perigosas”, disse Stefan Seiberth, presidente da divisão de Sistemas de Gasolina da Robert Bosch GmbH. E, se o veículo tiver um sistema de apoio, o acelerador transforma-se num indicador de perigo: associado a um sistema de navegação ou a uma câmara que reconheça os sinais de trânsito, o inovador pedal do acelerador ativo da Bosch dá ao condutor um sinal tátil se este está, por exemplo, a aproximar-se de uma curva perigosa a uma velocidade excessiva.
O acelerador ativo ajuda os condutores a serem mais cuidadosos na pressão exercida no pedal. A resposta que recebem do acelerador permite-lhes poupar até 7 por cento no consumo de combustível. E as emissões de CO2 são reduzidas em conformidade. Isto é possível porque o pedal do acelerador pode ser ligado em rede a outras funcionalidades do automóvel, como, por exemplo, a transmissão. Até agora, a única indicação que os condutores recebiam sobre a melhor altura para mudar de velocidade era através de pequenas setas no painel de instrumentos. O pedal do acelerador ativo vem com uma opção de indicação sensorial que avisa o condutor do momento ideal para mudar de velocidade. “O pedal diz ao condutor quando as curvas da economia e da aceleração se intercetam”, afirmou Seiberth. Contudo, se o condutor mantiver a sua intenção de acelerar um pouco mais antes de mudar de velocidade, basta aplicar uma ligeira pressão extra.
FUNÇÕES ESPECIAIS PARA HÍBRIDOS
Uma poupança adicional de combustível é possível com o sistema start/stop, por exemplo, quando o condutor desligar o motor ainda em andamento e em velocidade, de modo a poupar combustível. A Bosch estima que em 30 por cento de todos os percursos os motores podem ser desligados desta forma. O pedal do acelerador pode ser programado para dar indicação de quando faz sentido usar esta função. E com o avanço da eletrificação da transmissão, esta tecnologia inovadora tem mais benefícios para dar. O pedal abre inúmeras possibilidades de poupança de combustível nos híbridos, uma vez que permite aos condutores saber quando o motor está em vias de assumir o modo elétrico, permitindo que reduzam a pressão no pedal do acelerador.
Mas não é apenas na área da poupança de combustível que o pedal do acelerador ativo entra em cena. Ele também torna os carros mais seguros. Tudo porque as suas componentes inovadoras podem ser ligadas a toda uma série de sistemas de assistência à condução. Em ligação com o sistema anticolisão, por exemplo, pode acionar um sinal vibratório que avisa o condutor que não deve acelerar mais. Uma simples alteração da configuração do software é o necessário para adequar o tipo e a intensidade da resposta tátil às especificações de cada construtor automóvel.
PEDAL ALERTA PARA CARROS EM CONTRAMÃO
O inovador pedal do acelerador da Bosch pode ainda estar ligado a sistemas de navegação, permitindo-lhe alertar o condutor se, por exemplo, se estão a aproximar de uma curva apertada a uma velocidade excessiva. Adicionalmente, ele pode ainda ter associada uma câmara de vídeo que identifique sinais de limite de velocidade. Se o condutor excede o limite de velocidade, o acelerador avisa-o vibrando ou exercendo contrapressão. A ligação à internet abre ainda mais possibilidades. A inovação da Bosch já foi concebida para os carros que estão conectados com a sua envolvente. Através da vibração do pedal, o carro irá emitir sinais sobre situações perigosas ao condutor, tais como: outros condutores em contramão, congestionamentos inesperados, tráfego cruzado e outros perigos ao longo do trajeto definido.
Mais informações em www.bosch-gaspedal.com