Dezasseis parceiros, entre os quais a Bosch, estão à procura de soluções para os principais desafios da comunicação automóvel em tempo real através do projeto 5G NetMobil.
O projeto de pesquisa avança para a última geração na comunicação direta vehicle-to-vehicle e veículo-infraestrutura. Os resultados abrem caminho para a padronização e produção em massa.
Os veículos conectados que conseguem comunicar com a infraestrutura/berma da estrada em tempo real reduzem as emissões e o risco de acidentes. Essa comunicação requer uma ligação de dados estável e fiável, fornecida por 5G de elevada performance, a nova tecnologia sem fio de quinta geração para redes móveis, ou por alternativas com base em Wi-Fi (ITS-G5). Dezasseis instituições de pesquisa, médias empresas e grandes players têm vindo a trabalhar no projeto de pesquisa 5G NetMobil com esse objetivo, ao longo dos últimos três anos.
Após esse período, estes parceiros apresentam agora os resultados: “Com o projeto 5G NetMobil, alcançamos marcos decisivos no caminho para uma condução totalmente conectada e estamos a demonstrar como as modernas tecnologias de comunicação podem tornar o tráfego rodoviário mais seguro, eficiente e económico, tudo ao mesmo tempo”, explica Thomas Rachel MdB, Secretário de Estado Parlamentar no Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha.
Sensores de radar, ultrassom e vídeo são os olhos dos veículos modernos. Estes dispositivos monitorizam a situação do tráfego ao redor do veículo, mas não conseguem ver através das curvas ou atrás de obstáculos. A comunicação direta vehicle-to-vehicle (V2V), veículo-infraestrutura (V2I) e veículo-rede (V2N) permite que os veículos partilhem dados em tempo real entre si e com o meio envolvente – até dados sobre coisas que não podem ser vistas. Os parceiros do projeto 5G NetMobil estão a utilizar esse recurso de comunicação para desenvolver ferramentas como um assistente de travessia para proteger peões e ciclistas em cruzamentos sem visibilidade. Uma câmara instalada na infraestrutura na berma de estrada deteta peões e avisa veículos em apenas alguns milissegundos para evitar situações críticas, por exemplo, quando um carro muda de direção numa rua lateral. Outro tópico da agenda de pesquisa é o platooning. No futuro, os veículos comerciais poderão juntar-se em pelotões semelhantes a comboios, onde a aceleração, a travagem e a condução sincronizada permitem que os camiões operem em fileiras muito próximas, graças à comunicação V2V. Essa composição automatizada reduz o consumo de combustível e aumenta a segurança nas autoestradas.
“O trabalho do projeto de pesquisa é relevante para uma ampla gama de aplicações. Não beneficia apenas os parceiros do projeto da indústria e da pesquisa, mas principalmente os utilizadores das estradas”, diz Frank Hofmann, da Robert Bosch GmbH, que está a coordenar o projeto de pesquisa na parte da manufaturação.
O resumo deste projeto de pesquisa passou por encontrar soluções para os principais desafios da comunicação automóvel em tempo real. Há uma boa razão para isso: a comunicação direta V2V e V2I deve ser à prova de falhas, com altas taxas de dados e baixa latência, para que uma condução totalmente conectada se torne realidade. Contudo, o que acontece se a qualidade da ligação de dados mudar, deixando menos largura de banda disponível para comunicação direta V2V? Os especialistas desenvolveram um conceito ágil de “qualidade de serviço” para detetar alterações na qualidade da rede fornecida e alertar as funções de condução conectadas de acordo com isso.
Dessa forma, a distância entre veículos num pelotão pode ser aumentada automaticamente quando a qualidade da rede diminui. Outro ponto importante desta pesquisa foi dividir a principal rede móvel em redes virtuais discretas (repartidas). Uma sub-rede separada está agora reservada para funções críticas de segurança, como por exemplo, alertar os motoristas relativamente a peões num cruzamento. Essa proteção garante que a comunicação de dados para essas funções esteja sempre ativa. Outra rede virtual discreta lida com transmissões de dados para transmitir vídeos e atualizar a rota. As suas operações podem ser temporariamente suspensas quando a taxa de dados cai. Este projeto de pesquisa fez também significativas contribuições à comunicação híbrida, onde a conexão mais estável – a tecnologia de rede móvel ou uma alternativa baseada em Wi-Fi – é usada para impedir que a ligação de dados caia enquanto o veículo estiver em movimento.