Ver todas

Back

Bosch promove sustentabilidade nos produtos aftermarket

19 Julho, 2024

Pela primeira vez, a divisão Bosch Mobility Aftermarket definiu, para as suas escovas limpa-para-brisas Aerotwin, a sua pegada de carbono (PCF) ao longo do seu processo de fabrico. Estas certificações garantem o compromisso da Bosch Mobility Aftermarket com a proteção ambiental e a sustentabilidade.

Cada vez que um produto é fabricado, são emitidos gases com efeito de estufa. Isto significa que cada produto tem uma pegada de carbono e um impacto no clima. Agora, pela primeira vez, a divisão Bosch Mobility Aftermarket definiu, para as suas escovas limpa-para-brisas Aerotwin, a sua pegada de carbono (PCF) ao longo do seu processo de fabrico.

A avaliação foi realizada de acordo com a norma ISO 14067, que garante a precisão e comparabilidade dos resultados, e que é considerada a norma ideal para a introdução de sistemas PCF. Para garantir a transparência e credibilidade da avaliação do ciclo de vida, especialistas independentes da TÜV Rheinland Energy & Environment GmbH testaram e validaram o sistema de cálculo PCF utilizado pela Bosch. Esta validação fornece valores comparativos que permitem apresentar de forma compreensível os progressos alcançados na proteção ambiental.

Dados ambientais precisos para produtos individuais

A Bosch pretende que o mercado pós-venda da mobilidade desempenhe um papel importante na concretização dos objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas, especialmente em relação à ação climática. As avaliações do ciclo de vida realizadas de acordo com a ISO 14067, juntamente com as normas associadas ISO 14040 e 14044, permitem a determinação de dados ambientais precisos para cada produto Bosch.

A primeira implementação concentrou-se nas escovas limpa vidros Aerotwin de 340 mm, 600 mm e 750 mm de comprimento, fabricados na fábrica da Bosch em Hacen, Bélgica. Para determinar a pegada de carbono do produto, foi examinado todo o processo de produção até ao momento em que as escovas limpa vidros saem da fábrica. A avaliação do PCF não considera apenas as emissões de dióxido de carbono, mas também as de todos os outros gases com efeito de estufa, expressos em equivalentes de CO2. Os resultados mostram a quantidade total de equivalentes de CO2 emitidos durante a produção por escova, incluindo a sua embalagem.

A Bosch continuará a promover certificações PCF para categorias de produtos adicionais no negócio de pós-venda na mobilidade com o objetivo de identificar fontes de emissões de carbono no seu processo de produção. Só nesta base poderão ser desenvolvidas medidas de redução de emissões para minimizar a pegada de carbono do produto. Além disso, os valores certificados PCF servem de base para uma comunicação interna e externa transparente.

Para mais informações sobre o processo de avaliação da Pegada de Carbono Corporativa visite https://www.tuv.com/world/en/corporate-carbon-footprint.html.

 

PALAVRAS-CHAVE