Ver todas

Back

Bosch disponibiliza vídeos de calibração de sensores ADAS

21 Junho, 2021
312 Visualizações

A Bosch, além de fabricar sensores e equipamentos de calibração adequados para sistemas ADAS, disponibiliza agora também vários vídeos de calibração de sensores.

Os sistemas de assistência à condução, ADAS, estão a tornar-se um equipamento cada vez mais comum em veículos novos, cumprindo diversas funções de aviso, assistência e até agindo de forma autónoma para evitar acidentes de trânsito. Esses sistemas atuam de acordo com as informações recolhidas por diferentes sensores que monitorizam o ambiente do veículo: câmaras de vídeo, radares de média e longa distância, ultrassom e, o último a chegar, o LIDAR. No entanto, para que esses sensores funcionem com a maior precisão possível, precisam estar perfeitamente calibrados.

Veja os vídeos:

Os sensores do radar e da câmara requerem uma manutenção regular e devem ser reajustados e calibrados, por exemplo, após um acidente ou após a troca do vidro dianteiro se o veículo possuir uma câmara. Da mesma forma, quando for realizada uma modificação no veículo que afete a sua altura ou geometria, como por exemplo, uma mudança na altura dos pneus ou no amortecimento, esta operação também deve ser realizada.

A calibração de um sensor ADAS pode ser efetuada de duas maneiras, por calibração dinâmica, que é feita na estrada, ou por calibração estática na oficina. A calibração dinâmica, também conhecida como auto calibração, é realizada durante a condução na estrada e seguindo as orientações indicadas pelo equipamento de diagnóstico, até que o processo seja concluído. Para isso, deve ter-se em consideração as condições da via, do trânsito e do clima, fatores que nem sempre permitem que a operação seja realizada com sucesso.

É por isso que cada vez mais fabricantes estão a mudar para a calibração estática. Consiste em colocar painéis de referência ou painel refletor por meio de dispositivo de ajuste de forma paralela e centralizada ao sensor ADAS e realizar a calibração com um equipamento de diagnóstico. Além disso, pode ser complementado com a realização de uma calibração dinâmica na estrada para verificar o funcionamento correto.

Para a calibração estática, o equipamento Bosch DAS 3000 é uma solução rápida e eficiente para a oficina, uma vez que permite o correto funcionamento dos sistemas de manutenção de faixa, travagem automática de emergência ou reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros. Trata-se de equipamento multimarcas, ou seja, permite a calibração de câmaras e radares de diferentes marcas de veículos, e tem também a vantagem de poder ser manuseado por um único operador. O posicionamento prévio do equipamento em relação ao veículo é realizado de forma rápida e intuitiva, uma vez que as medições digitais são feitas por câmaras que gravam os painéis de alinhamento ao vivo, localizando a sua posição e calculando as distâncias existentes através do software. Além disso, o software DAS 3000 orienta o utilizador em todas as etapas do processo: conexão entre veículo e equipamento através do módulo KTS, montagem do painel de referência no bastidor por marca e modelo, centralização do equipamento na frente do veículo usando o software ‘Bosch ADAS Positioning’, e finalmente o processo de calibração com o software de diagnóstico Bosch ESI[tronic], explica a marca.

PALAVRAS-CHAVE