Ver todas

Back

Bosch Secure Diagnostic Access permite acesso a dados protegidos de vários fabricantes auto

16 Julho, 2021
281 Visualizações

A Bosch desenvolveu o Secure Diagnostic Access (SDA), uma solução central, integrada e padronizada que permite o acesso direto a dados protegidos de veículos de diferentes fabricantes.

Numa primeira fase, o SDA deverá permitir acesso aos veículos da VW, Audi, SEAT e Škoda. Uma vez que mais fabricantes protegem os seus veículos contra o acesso não autorizado, a cobertura do SDA será expandida continuamente. Para esse propósito, a Bosch está em contato próximo com os fabricantes de veículos de forma individual, a fim de incluir soluções adicionais do fabricante no SDA em tempo útil, oferecendo às oficinas automóveis a melhor cobertura possível.

O SDA permite que as oficinas continuem a realizar diagnósticos abrangentes em veículos com dados de diagnóstico protegidos de forma fácil e sem quaisquer restrições. A partir do verão de 2021, a nova função estará disponível e fará parte do software de diagnóstico Bosch Esitronic 2.0 Online. Depois de registado, cada funcionário da oficina obtém um acesso pessoal que lhe permite aceder e usar recursos de diagnóstico com acesso restrito via SDA e de maneira direta.

Sem acesso às funções de diagnóstico protegidas, em geral as oficinas podem apenas realizar atividades de diagnóstico passivas, tais como ler códigos de erro. O trabalho de diagnóstico ativo, como a calibração dos sistemas de assistência ao condutor, pode não ser possível em algumas circunstâncias. Até mesmo redefinir os intervalos de manutenção pode não ser mais exequível. Para realizar essas tarefas, as soluções individuais dos fabricantes muitas vezes exigem um acesso pago. A solução padronizada Bosch Secure Diagnostic Access facilita esse processo. As oficinas não precisam de conviver com portais de diferentes fabricantes, fazer o registo, aceder e ficarem atentas às diferentes formas de pagamento. O SDA agrupa as soluções individuais dos fabricantes de veículos e faz parte dos diagnósticos das unidades de controlo do software de diagnóstico Bosch Esitronic 2.0 Online. Com autorização através do Bosch ID no Esitronic, os utilizadores obtêm acesso central e integrado a conteúdos de diagnóstico protegidos, apesar das soluções de segurança individuais dos diferentes fabricantes de veículos.

Para obter a sua identificação Bosch ID, os membros da equipa da oficina só precisam de se registar uma vez. Depois, podem usar o seu Bosch ID pessoal para diferentes fins. Por um lado, claro, para aceder a conteúdos de diagnóstico protegidos via Esitronic. Por outro lado, para uma variedade de outras aplicações da Bosch – tanto profissionais como privadas, como por exemplo, para bicicletas elétricas e aplicações domésticas inteligentes. Outra vantagem do Bosch ID: a partir de novembro de 2021, pode também ser usado para reservar formações técnicas nos Centros de Formação de serviço da Bosch. Além da criação do Bosch ID, uma identificação online do utilizador que pode ser exigida durante o processo de registo. À semelhança do que acontece com a abertura de uma conta bancária online, um prestador de serviços externo realizará, portanto, uma identificação online do utilizador com o auxílio do documento de identificação.

Usando o SDA, as oficinas não necessitam de se preocupar com faturação e custos. O Bosch Secure Diagnostic Access oferece praticamente uma taxa fixa. Os custos de uso de dados de diagnóstico protegidos já estão incluídos nas taxas de licença para diagnósticos de unidade de controlo (SD).

Com acesso a conteúdos de diagnóstico de acesso restrito de diferentes marcas e através do Bosch Secure Diagnostic Access, as oficinas economizam tempo e dinheiro, aumentando a eficiência dos diagnósticos. Especialmente as oficinas multimarcas garantem a sua competitividade com SDA, uma vez que podem continuar a realizar diagnósticos abrangentes em diferentes veículos de forma económica e eficiente.

Um pré-requisito para a utilização do Bosch Secure Diagnotic Access é o software de diagnóstico Esitronic 2.0 Online e uma licença válida para diagnósticos da unidade de controlo (SD), bem como uma ligação estável à Internet. Além disso, é também necessário um equipamento de diagnóstico da atual geração KTS da Bosch – como KTS 560, KTS 590, KTS 350 ou KTS 250.

PALAVRAS-CHAVE