A BPW está a aplicar uma abordagem holística à digitalização, e tem alterado a forma como os componentes de rolamento dos reboques são desenvolvidos, construídos e mantidos.
A empresa está a fazer evoluir o ADN digital dos seus componentes de rolamento para a inteligência artificial: o reboque do futuro pensa de forma independente e gere-se a si próprio. A BPW revela os primeiros pormenores da nova geração de componentes de rolamento iC Plus na transport logistic.
“Born digital” – com este conceito, a BPW atribuiu um ADN digital a todos os componentes dos seus órgãos de rolamento, desde o eixo até ao último parafuso: Este ADN acompanha todo o ciclo de vida do reboque – desde a concepção e produção até à utilização quotidiana, bem como a manutenção e o fornecimento de peças sobresselentes – garantindo assim uma eficiência inigualável.
A próxima fase de desenvolvimento dá ao conhecido lema da empresa “we think transport” um novo significado: O reboque do futuro detecta o estado de todos os componentes relevantes, prevê o seu desgaste e programa a manutenção no momento ideal. Pode até encomendar as peças sobresselentes. No futuro, as marcações de manutenção fixas ou a quilometragem não serão os únicos fatores decisivos na manutenção dos órgãos de rolamento do reboque, mas também os sensores e os algoritmos inteligentes. A inovação já está a ser testada em cooperação com os principais fabricantes de veículos Kässbohrer e Schwarzmüller, entre outros; deverá estar disponível para encomenda este ano.
Para permitir a gestão de veículos apoiada por IA, os programadores da BPW trabalharam em estreita colaboração com os colegas da subsidiária Transport telematics, que avalia os dados operacionais sobre a função dos travões, o desgaste das pastilhas dos travões, a carga por eixo e a pressão dos pneus na sua plataforma baseada na nuvem cargofleet 3, alinhando depois estes dados com os intervalos de manutenção prescritos para os componentes dos órgãos de rolamento da BPW. O sistema sugere a melhor altura, local e parceiros de serviço BPW qualificados para a manutenção, conforme necessário, e regista todos os trabalhos realizados no veículo num ficheiro digital do veículo. No passo seguinte, os gestores de frota podem marcar marcações de oficina ao longo da rota actual com um clique no portal cargofleet3: O sistema marca então a marcação com o parceiro de serviço e envia a lista de peças.