Ver todas

Back

Brembo dá dicas para manutenção dos travões

29 Maio, 2020

A imobilização dos veículos no período de confinamento fez com que os travões desenvolvam problemas quando deixados por um tempo, impedindo que funcionem corretamente. A Brembo dá dicas para evitar este problema.

A corrosão começará a aparecer na superfície dos discos de travão e, com o uso normal do veículo, essa ferrugem será removida pela aplicação dos travões. Mas se o veículo não for conduzido por um tempo, isso poderá fazer com que as áreas afetadas pela corrosão se expandam. A corrosão na superfície dos travões pode causar ruído durante a travagem e ainda mais preocupante, pode aumentar as distâncias de travagem, devido a uma redução no desempenho do sistema de travagem.

Esse não é o único problema, pois o travão de mão está engatado. As pastilhas foram deixadas em contato com os discos / tambores. A corrosão acumula-se e pode fazer com que esses componentes se colem, e isso impedirá que as rodas se movam na próxima vez que o carro for conduzido.  É possível evitar este problema, seguindo alguns passos simples, conforme indica a Brembo:

• Ligar o motor do veículo, solte o travão de mão enquanto o motor estiver a funcionar e conduza o carro uma curta distância para frente e para trás, enquanto pressiona suavemente os travões;
• Os travões “limpam” a corrosão da superfície quando entram em contato com os discos de travão, impedindo a corrosão de se acumular e os problemas associados a ela. Recomenda-se fazer isso uma vez por semana.
• Se não foi possível executar esta tarefa de manutenção recomendada, deve-se tomar cuidado extra ao dirigir o veículo pela primeira vez depois de estacionar por um longo período. Teste os travões aplicando-os com cuidado para garantir que estão a funcionar corretamente. Alguns ruídos de travão podem ocorrer nos primeiros quilómetros, devido ao acúmulo excessivo de corrosão.
• Se esses ruídos continuarem ou evoluírem para outros sintomas (trepidação) ou piorarem, resultando na impossibilidade de o veículo ser movido porque as rodas prenderam, a Brembo recomenda falar com o Brembo Expert mais próximo.

PALAVRAS-CHAVE