A Motortec Madrid 2022 teve a presença de muitos profissionais da área dos pós-venda portugueses. Responsáveis oficinais, gestores de redes oficinais, gestores de empresas retalhistas e grossistas, entre muitos outros, marcaram presença neste evento. Em comum, todos vieram a Madrid ver as principais tendências e sentir como está o mercado.
Uma das tendências que se verifica em diversos stand´s, tanto de marcas de peças, como de grandes distribuidores, são as soluções que estão a ser desenvolvidas ao nível da manutenção de veículos híbridos e elétricos. Existe uma grande preocupação em dotar as oficinas com soluções e conhecimento que lhes permita também trabalhar neste tipo de veículos.
Em todos os salões existem cada vez mais operadores a trabalhar duas tipologias de produtos: baterias e lubrificantes. Na Motortec são muitas as opções que existem, destacando-se, contudo, alguns “operadores” de baterias devido ao seu elevado nível de especialização. Também para motores de arranque e alternadores existe muita oferta, assim como empresas que vendem peças e componentes para a ar condicionado.
Outro dos focos tem sido a digitalização do setor Pós-Venda. O que não faltam são soluções para todos os gostos, com o objetivo de ajudar as oficinas a rentabilizar melhor o seu negócio. A dificuldade está precisamente em escolher e acertar na solução certa, pois oferta é de facto muita.
Pelas nossas contas, terão estado na Motortec entre 500 e 700 responsáveis de oficinas em Portugal. A ação das marcas e de alguns distribuidores foi essencial para que muitos profissionais pudessem marcar presença neste evento, podendo ver no local tudo aquilo que se está a fazer e que irá impactar com o seu dia-a-dia.