O primeiro dia da Motortec Madrid 2022 acabou o primeiro reencontro ibérico do setor do aftermarket após a pandemia. A necessidade de convívio ficou bem patente em diversos stand´s, sobretudo, dos grandes grossistas e distribuidores de peças espanhóis, que tiveram uma grande capacidade de mobilização.
Nesta edição de 2022 nota-se, contudo, a ausência de algumas grandes marcas de peças, mas também de alguns grandes grossistas espanhóis, o que tornou alguns espaços dos pavilhões 1, 3, 5, 7 e 9 do IFEMA um pouco mais vazios.
Mesmo assim a visita à Motortec 2022 é quase obrigatória para quem está neste setor pós-venda, pois não faltam importantes player´s do setor aftermarket, existindo uma grande preocupação em dinamizar conteúdos (formações, workshop´s, etc) para os responsáveis das oficinas.
A maior presença, de um expositor, de que existe memória na Motortec foi registada precisamente na edição de 2022. Estamos a falar da AD (que em Portugal é trabalhada pela Autozitânia) que possui dois enormes stand´s, um com toda a oferta AD ao nível de peças, redes oficinais e serviços, enquanto noutro stand está o grupo Eina, com tudo o que é a componente de formação. Ao todo são quase 1.500 m2!!!
A Liqui Moly também apresentou uma importante novidade, que irá potenciar muito o seu crescimento no mercado espanhol. A dinâmica marca alemã, passou a ter presença oficial em Espanha, sendo que para breve estará aberto um centro logístico, que dará outros argumentos para o desenvolvimento comercial da Liqui Moly.
Este ano houve poucas empresas a dinamizar conferências de imprensa. A Bosch anunciou que estará presente nesta feira para mostrar todo o seu potencial tecnológico, mas também focando a transformação digital que a rede Bosch Car Service está a ter. Neste certame a BOsch vai reunir com todos os Bosch Car Service da região ibérica e mostrar-lhes a sua visão de presente e futuro.
Também foi muito interessante perceber a importância que o setor das peças para pesados têm. São muito as empresas que estão presentes neste setor que têm stand na Motortec e muitas outras estão a apostar na diversificação de gamas de produtos para o setor dos pesados.
Muitas das empresas presentes têm como intenção crescer no mercado português. De uma forma geral, a grande maioria já tem relações comerciais com empresas portuguesas (grossistas, retalhista e mesmo oficinas), mas outras estão procurando distribuidores (ou mais distribuidores) para os seus produtos.
A Kikai, entidade organizadora da Expomecânica, evento que se realizará em 2023, também marcou presença na Motortec, onde continuou o seu trabalho de prospeção de novas empresas, decorrendo em bom ritmo (segundos os seus responsáveis) os preparativos a próxima edição.
Aqui no site, como nas revista PÓS-VENDA e PÓS-VENDA PESADOS vamos trazer uma extensa reportagem deste evento, onde daremos a conhecer muitas novidades.