A Volkswagen Veículos Comerciais está a lançar as novas versões dos furgões Caddy e Caddy Cargo, a combustão e eletrificadas, que deverão chegar a Portugal em 2025.
A par das novas motorizações TSI a gasolina, TDI a gasóleo e do motor diesel TDI, as variantes híbridas plug-in do Caddy e Caddy Cargo surgem pela primeira vez nesta gama. O Caddy Cargo eHybrid permite, assim, que as empresas conduzam de forma flexível e com zero emissões por mais de 100 quilómetros de cada vez.
Além do motor 2.0 TDI e do motor 1.5 TSI, uma variante híbrida plug-in do Caddy, baseada no motor 1.5 TSI com uma potência agora de 85 kW (116 cv), irá expandir as opções na gama Caddy. Juntamente com a unidade de tração elétrica, este Caddy eHybrid como PHEV, tem uma potência total de 110 kW (150 cv) e um binário de até 350 Nm. Graças a uma bateria com uma capacidade útil de 19,7 kWh, é possível uma autonomia exclusivamente elétrica de até 122km*.
Muita conveniência: ao clicar no ecrã, os condutores podem decidir quando querem usar a autonomia elétrica – por exemplo, logo no início da viagem, durante o percurso ou apenas no destino. Uma caixa de velocidades automática shift-by-wire encarrega-se da transmissão de potência. A bateria também pode ser recarregada em casa usando carregadores DC com até 50 kW ou wall boxes AC com 11 kW.
Como veículo de passageiros, o Caddy eHybrid da Volkswagen Veículos Comerciais atinge uma velocidade máxima de 183 km/h, enquanto o Cargo eHybrid atinge 181 km/h.
O Caddy eHybrid está disponível como MPV e como Cargo. Ambos estão disponíveis com uma distância entre eixos normal – versão de passageiros com cinco lugares e versão Cargo com dois lugares. O Caddy PHEV está também disponível no modelo Maxi com uma distância entre os eixos longa, podendo acomodar até sete pessoas na versão de passageiros. Todos os híbridos plug-in estão equipados de série com uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades.
A combinação de um ágil motor elétrico e de um potente motor a gasolina TSI permitem a máxima eficiência e uma condução sem emissões, por exemplo, em cidades ou centros urbanos, que poderão ser apenas acessíveis de forma limitada no futuro.
Os novos modelos com motor de combustão clássica do Caddy1, como o motor TDI de tração dianteira com 75 kW de potência (102 cv), têm uma caixa de embraiagem manual de seis velocidades, enquanto as variantes de 90 kW (122 cv) possuem uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. O Caddy com motor a gasolina TSI de 85 kW (116 cv) está disponível tanto com caixa manual, como com caixa de dupla embraiagem.
O novo Caddy Cargo da Volkswagen Veículos Comerciais (VWCV) foi melhorado com inúmeros sistemas de assistência. Estes incluem, por exemplo, um painel de instrumentos digital, que agora é de série. O assistente de voz IDA com a função ChatGPT estará disponível como opção.
Futuramente, todos os modelos Caddy serão equipados de série com Dynamic Road Sign Display, Cruise Control, Park Distance Control e Advanced Driver Attention e Monitor de sonolência. As versões Cargo incluem sistemas adicionais como airbags laterais e de cortina, uma câmara multifunções, Indicador de Perda de Pressão dos Pneus, Lane Assist e Front Assist com Monitorização de Peões e Ciclistas. Outra nova funcionalidade de série no Caddy Cargo é o volante multifunções, que já estava disponível na versão de passageiros.
Graças a estes novos sistemas de assistência, entre outras melhorias, o Caddy Cargo da Volkswagen Veículos Comerciais também alcançou uma melhoria nas classificações Euro NCAP para furgões comerciais, recebendo a classificação mais alta de Platina em junho de 2024.