A CaetanoBus acaba de apresentar o novo Toyota H2.CITY GOLD, tornando-se a primeira empresa da Europa a usar a tecnologia de pilha de combustível da Toyota.
Com uma autonomia de 400km e o sistema de pilha de combustível da Toyota, o novo autocarro a hidrogénio vai estar disponível no mercado Europeu no próximo ano. Este novo autocarro reforça o compromisso da Caetano em desenvolver soluções para rotas mais amigas do ambiente, mas sem comprometer a oferta já existente de autocarros elétricos.
O H2.City Gold tem uma autonomia para 400kms com um só carregamento e esta caraterística contribui para uma sociedade descarbonizada, sem comprometer os requisitos operacionais. O H2.City Gold é o novo autocarro Caetano elétrico a hidrogénio. Este veículo amigo do ambiente está equipado com uma célula de combustível Toyota e é resultado da elevada capacidade de engenharia da CaetanoBus. O autocarro utiliza a mesma célula de hidrogénio do Toyota Mirai.
Graças ao rápido tempo de carregamento, em menos de 9 minutos, e à elevada autonomia do veículo, as operações nas cidades não estão comprometidas. O H2.City Gold tem uma autonomia de 400km com um só carregamento, uma caraterística diferenciadora no mercado dos autocarros a hidrogénio, permitindo rotas mais longas. O veículo tem uma pilha de combustível Toyota de 60kW e também se destaca pelo motor elétrico com uma potência de 180kW.
Destaca-se também pela sua modularidade, conforto, segurança e usabilidade. Disponível com 10.7m ou 12m, nas versões LHD e RHD, adapta-se facilmente a qualquer ambiente urbano. Os tanques de hidrogénio estão armazenados no tejadilho, o que permite otimizar o interior do veículo, tornando-o mais espaçoso. No entanto, existem diferentes opções de configuração do interior, para oferecer uma capacidade maior.
O H2.City Gold está ainda equipado com sensores de fuga de hidrogénio e sensores de colisão, para que no caso de fuga ou acidente o fornecimento de hidrogénio seja cortado nos tanques. Através de uma fita colorida é possível ter perceção visual sobre possíveis fugas, de modo mais fácil e rápido. Tal como o autocarro 100% elétrico, poderá também ser equipado com uma grande variedade de equipamentos de segurança.
Este novo veículo foi desenhado para promover uma experiência intuitiva deste o início ao utilizador. As semelhanças com os veículos convencionais promovem a fácil adaptação. Os primeiros veículos vão ser entregues em 2020. Este é mais um passo significativo no desenvolvimento de soluções de mobilidade para o transporte coletivo de passageiros com zero emissões.