O The Iron Knight é o resultado de uma cooperação única entre técnicos, engenheiros e designers da Volvo Trucks. Com exceção do motor e da respetiva caixa de velocidades I-Shift Dual Clutch de série, o camião é totalmente personalizado. Tem 2400 CV!
Um desafio difícil e um projeto de sonho para os tecnicamente dotados. É assim que a equipa na base do The Iron Knight descreve a tarefa de conceber o camião criado à medida. A linha motriz baseia-se na mesma unidade de um Volvo FH normal, mas o motor foi levado ao limite para debitar a potência máxima.
“O The Iron Knight é a forma perfeita de demonstrar a competência e a potência inovadora da Volvo Trucks. Ao mesmo tempo, o nosso objetivo é gerar novas ideias de soluções técnicas e de design. A intenção é transferir algumas dessas ideias para os nossos camiões de produção em série”, diz Claes Nilsson, Presidente e CEO da Volvo Trucks.
O motor deste camião é uma unidade D13 montada a meio do chassis e significativamente modificada com intercooler refrigerado a água e quatro turbocompressores, debitando 2400 CV e 6000 Nm de binário. Os sistemas elétrico e eletrónico foram reduzidos e o software foi reprogramado. Tudo para que o motor altamente otimizado possa comunicar de forma ideal com a caixa de velocidades – uma I-Shift Dual Clutch idêntica à que equipa os modelos Volvo FH de produção em série. O único ajuste à caixa de velocidades é a embraiagem reforçada, necessária para suportar o binário bastante elevado.
“Para bater um recorde mundial de velocidade, o desempenho deverá ser excecional. A I-Shift Dual Clutch é a melhor caixa de velocidades possível para a tarefa, dado que mantém o binário nas rodas motrizes durante mudanças de velocidade, como acontece com um carro de corridas. Graças a isso, o The Iron Knight pode acelerar sem perder tempo vital durante mudanças de velocidade”, explica Niklas Öberg, Engenheiro de Testes da Volvo Trucks.
The Iron Knight é um tributo ao Volvo FH. A sua tecnologia e design completam-se em cada detalhe, da grelha dianteira às saias laterais, desempenhando uma função precisa. “A cabina é feita em fibra de vidro e foi concebida para reduzir a resistência aerodinâmica ao mínimo absoluto. As saias laterais dão ao camião uma postura impressionante com as grandes condutas de ar que alimentam o motor com ar para arrefecimento. O The Iron Knight tem um design atrativo e poderoso inspirado no atual Volvo FH. Basta olhar para o veículo para perceber que é um camião realmente rápido. Mesmo quando está parado, parece estar em movimento”, diz Nigel Atterbury, Designer Principal na Volvo Trucks.
Com o piloto de corridas Boije Ovebrink ao volante, o The Iron Knight vai tentar bater o recorde do mundo em duas categorias: 500 e 1000 metros com arranque. A 24 de agosto, será possível ver a tentativa de recorde nos canais das redes sociais da Volvo Trucks, nomeadamente no canal de Youtube da marca.