A Carped desenvolve a sua atividade no aftermarket ao nível dos tapetes para automóveis, mas não o faz com soluções universais. Aposta na qualidade, na durabilidade e em fazer tapetes… melhores que os originais.
Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 114, de março de 2025. Consulte aqui a edição.
A Carped é uma marca de tapetes para automóveis, que existe há pouco mais de um ano, que nasceu de uma oportunidade de negócio, entretanto dinamizada por Pedro Ferreira, atual gerente, que no fundo deu continuidade a um outro negócio já existente há oito anos dentro do mesmo ramo. Se os processos de produção artesanais se mantiveram de alguma forma, pois sempre foram um dos pontos fortes deste negócio, um exaustivo estudo de mercado, levou Pedro Ferreira a tirar conclusões muito objetivas sobre o rumo a seguir.
“No fundo era necessário definir uma estratégia, pois para alavancar o negócio e aumentar a faturação era também preciso mais pessoas, mas também procurar mais fornecedores e ter mais variedade de produto para darmos outras alternativas ao cliente. Foi por isso definida uma estratégia de marketing, que nos permitisse também ter mais visibilidade no mercado, pois tal não existia”, começa por explicar Pedro Ferreira. Juntamente com a presença nas redes sociais, um dos grandes objetivos é trabalhar a loja online, que apesar de já estar disponível ainda se encontra numa fase de desenvolvimento com a introdução de uma série de informação que permitirá ao cliente, numa lógica de “gamificação”, encontrar o tapete certo para cada aplicação. Segundo Pedro Ferreira, a maior intenção da loja online (www.carped.pt), num conceito mais B2B, é trabalhar precisamente com os clientes profissionais, como sejam as casas de peças, stand´s de automóveis ou mesmo empresas com frotas. “O objetivo é alcançar mais cliente final através do B2B, dando condições de revenda, por exemplo, aos retalhistas de peças. Neste caso, através da loja online, pode-se personalizar o tapete à medida das necessidades do cliente”, explica. Não trabalhando com stocks, a Carped tem um tempo médio de entrega de dois a três dias, depois de estar definidas e concretizadas todas as condições da encomenda (modelo,
cor, personalização, etc).
Qualidade
A Carped pretende posicionar-se no mercado através de um produto com um nível de qualidade diferenciado da oferta que existe no mercado. Os tapetes são debruados sendo que a escolha da espessura da alcatifa, do tipo de pêlo e do tipo de base influenciam muito a qualidade do produto, estando aqui o segredo da oferta desta empresa. “A base das alcatifas de características menos requintadas nós não usamos para fazer os nossos tapetes, mas apenas, por exemplo, para fazer o reforço do tapete do condutor. É uma opção nossa da qual não abdicamos para não baixar o nosso padrão de qualidade”, refere o responsável da empresa da Benedita.
Mesmo a matéria-prima usada para o contorno dos tapetes, tem características diferenciadoras, assim como as linhas que dão o acabamento final, refere Pedro Ferreira, que explica que todas as matérias-primas são de origem europeia, sendo algumas feitas em Portugal. Outra preocupação com a qualidade dos tapetes está na facilidade da sua limpeza que também neste aspecto depende da escolha da alcatifa. “Os nossos tapetes são fáceis de limpar e muito duradouros. Porém, neste caso tudo depende do uso e da limpeza que cada utilizador fizer ao mesmo” explica o responsável da Carped. Mesmo tendo também uma oferta ao nível dos tapetes de borracha (que nem sempre são mais baratos que os outros), Pedro Ferreira, assume que a aposta será sempre pelos tapetes de alcatifa, pois “a única forma de nos diferenciarmos no mercado é precisamente pela qualidade do nosso tapete. Os acabamentos, os materiais, o desenho, o melhor preenchimento do chão do carro, etc., são detalhes que nos diferenciam”.
Desenho
Outro aspecto diferenciador, ainda de acordo com Pedro Ferreira, é que o tapetes da Carped vão além dos desenhos e modelos que se encontram originalmente nos automóveis. “Os nossos tapetes preenchem mais e melhor o chão do carro, respeitando sempre os encaixes originais”, diz o mesmo responsável que considera que em cerca de 70% dos veículos automóveis os tapetes originais não preenchem bem o chão do carro, por isso “é aí que nós queremos estar com uma oferta diferenciadora com os nossos tapetes. Não nos limitamos ao molde de origem, preenchendo melhor o espaço disponível”. No aspecto geral final dos tapetes é ainda incluindo o logotipo da Carped, mas qualquer cliente poderá personalizar os tapetes. Também neste aspecto a Carped não utiliza o bordado nos logotipos, que se suja com muita facilidade, usando materiais que facilitam a limpeza e a durabilidade do logotipo sempre com o aspecto de novo.
Mesmo tendo um processo de fabricação que envolve mais mão-de-obra, Pedro Ferreira, assume que o preço dos tapetes Carped estão perfeitamente alinhados com o mercado. “Existe mercado para todo o tipo de tapetes, mas nós procuramos um tipo de cliente que pretende um produto diferenciado”, conclui.









