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Cartrack: Aposta na rede de instaladores nas oficinas

3 Maio, 2016

A Cartrack tem já mais de 150 oficinas aderentes como agentes instaladores do produto de segurança destinado aos particulares. Não envolve investimento inicial e é mais um serviço que a oficina pode disponibilizar aos seus clientes.

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A Cartrack é conhecida no mercado pelas suas soluções de gestão de frota, mas a aposta nos produtos de segurança é cada vez maior. E quem são os parceiros para esta área de negócio? As oficinas, que têm a possibilidade de entrar na rede de agentes instaladores da Cartrack, que está aberta a todos os interessados. É um negócio extra que não envolve qualquer investimento. “Este projeto começou há cerca de um ano e achámos que as oficinas eram os melhores parceiros para podermos chegar mais rapidamente ao cliente final. Para isso, montámos um negócio que também é lucrativo para as oficinas e garante ocupação para os seus técnicos”, explica Jorge Matias, administrador da Cartrack. Assim, quando um cliente deixa o carro na oficina para uma manutenção, esta é mais uma hipótese da oficina faturar um serviço extra. As oficinas aderentes ganham uma comissão pela venda do produto de segurança e ganham também pelo trabalho da instalação. No caso de algumas vendas em que a oficina não tenha capacidade (por ser uma frota, por exemplo) de instalação, esta é feita pelos técnicos da Cartrack e a oficina recebe apenas a comissão da venda.




A Cartrack contratou uma pessoa com muita experiência no setor oficinal para percorrer o país a angariar oficinas. Neste momento, são já cinco pessoas que trabalham a tempo inteiro no projeto da rede de instaladores. “Não estabelecemos um objetivo e a nossa ideia era ter uma presença territorial forte” até porque, explica Jorge Matias, “no consumidor final ainda há muita gente que não nos conhece”.

VENDER SEGURANÇA

O produto de segurança, de prevenção de roubo e recuperação de viaturas nasceu na África do Sul, onde estas são questões recorrentes. Neste momento, a nível mundial, a Cartrack tem 500 mil viaturas com este sistema montado e a taxa de recuperação de viaturas é de 93%. Em Portugal, o sistema está montado em 25 mil viaturas e a taxa de recuperação de viaturas é de 100%. “Já aconteceu conseguirmos recuperar um carro que estava numa garagem onde estava uma série de outros carros roubados”, exemplifica Jorge Matias. De acordo com o responsável da Cartrack não há dia nenhum que não exista uma ocorrência.

“Temos um sistema de localização muito bom mas que é uma tecnologia simples. A nossa diferenciação está no serviço associado, porque temos apoio ao cliente 24 horas por dia, o que é fundamental porque a maioria dos assaltos acontece durante a madrugada. Recebemos um alerta na nossa sala de controlo e se alguma coisa estiver a acontecer ao carro o proprietário é contactado e, se for caso disso, são acionadas as autoridades, que têm o apoio das nossas equipas para localizar o veículo”, explica Jorge Matias.

No carro são instalados botões nos quais o condutor tem que se identificar, caso contrário é emitido um alerta à central. Além disso, existe um botão de pânico para situações de carjacking ou de uma emergência de saúde, por exemplo. “No fundo, a oficina tem muito bons argumentos para vender o nosso produto, porque se trata de uma questão de segurança”. Jorge Matias acredita que nem só os carros mais caros têm grande potencial de aquisição do serviço, porque o valor é muito acessível. O preço nas oficinas é 190 euros, mais um serviço mensal de 8 euros para o cliente. “Vamos ainda rever este preço para poder chegar a mais particulares. É um produto de escala e se conseguirmos chegar a mais gente conseguimos também baixar um pouco o preço”, explica o responsável. Além disso, a ideia é que este projeto ganhe peso dentro do negócio. “Queremos lançar produtos de grande consumo e as oficinas vão ser o nosso grande parceiro”, sublinha o responsável. “Algumas das oficinas que pertencem a esta rede têm mostrado muita apetência pela venda do nosso produto”, revela Jorge Matias. “É um caminho que estamos a fazer porque não é comum uma oficina oferecer este tipo de serviço”. Além disso, uma das vantagens é que “procurámos atribuir às oficinas uma remuneração ligeiramente acima e, às vezes, bem acima do que normalmente é a taxa horária de trabalho deles.”
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VANTAGENS PARA A OFICINA

Neste momento são mais do que 150 oficinas que já são agentes instaladores, mas a ideia é fazer crescer muito esta rede. “Apontamos para mais ano e meio para estar em velocidade de cruzeiro. É um projeto de médio prazo. Sabemos que não vamos obter resultados imediatos, mas também sabemos que é uma forma inovadora de vender o nosso produto e a forma mais direta de chegarmos aos particulares”, explica Jorge Matias. As oficinas interessadas só têm que contactar a Cartrack, que um dos técnicos se desloca para apresentar a rede e tratar da adesão.

“A oficina não tem que fazer qualquer investimento porque o stock que tem na sua oficina está lá à consignação. O único investimento que precisam de fazer é na formação, que é dada por nós na própria oficina a pelo menos um técnico. A instalação é muito simples e qualquer técnico que esteja habituado a funcionar com o sistema elétrico de um carro faz isto com muita simplicidade. Do ponto de vista da tecnologia é simples. A grande vantagem é depois, no serviço e no acompanhamento do cliente”, explica Jorge Matias. Cada instalação demora menos de uma hora. A formação tem uma vertente comercial para que a oficina saiba como vender este produto e uma vertente técnica, para a instalação.

Um dos projetos passa também por, em breve, disponibilizar este produto de segurança também nos stands de carros usados, em que o comprador terá a oportunidade de comprar o carro já com este sistema.

A Cartrack está há seis anos em Portugal e o objetivo é continuar a crescer, com um foco cada vez maior nos particulares, ainda que a área da gestão de frotas continue a ser o seu principal negócio.

 

CONTACTOS

CARTRACK
Administrador: Jorge Matias
214 675 441
info@cartrack.pt
www.cartrack.pt

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Artigo publicado na edição de Abril da Revista PÓS-VENDA

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