A Castropeças é uma empresa diferente de tudo o que podemos encontrar no aftermarket em Portugal. Não segue tendências, não procura modas mas tem sempre aquilo que o seu cliente procura.
TEXTO PAULO HOMEM
Na pacata e bonita vila de Castro Verde, no baixo Alentejo, está sediada a Castropeças, empresa de referência na região que se dedica ao comércio de peças, equipamentos e ferramentas, tendo no setor do pós-venda automóvel muitos dos seus clientes. Curiosamente, pouco de mais de 5% do seu negócio é realizado com oficinas de automóveis tradicionais, o que não quer dizer que na região (e arredores) não trabalha com praticamente todas as oficinas de automóveis.
É longa, muito longa, a história desta empresa, liderada desde sempre por José Agostinho, que fundou há 34 anos a Castropeças, depois de muitos anos a trabalhar, por conta de outrém, no setor das peças.
“A Castropeças de hoje não tem nada a ver com a de há 34 anos. Atualmente temos 2.450m2 de área coberta e 45.000 artigos diferentes em stock. Diria que é mais ou menos um mundo”, refere com indisfarçável orgulho José Agostinho. A melhor forma de caracterizar a Castropeças, segundo o seu responsável, foi feita por um cliente alemão (que já trabalhou em diversos países) que afirmou “nunca ter visto uma empresa como a Castropeças em qualquer outra parte, pois nesta empresa conseguia arranjar tudo o que precisava e o que não tinha em stock no momento, no dia seguinte já tinha disponível”.
É precisamente desta forma que José ptAgostinho gosta de falar da sua Castropeças, dizendo que em Portugal não existe nada igual e são poucas aquelas que funcionam como a empresa de Castro Verde: “o que nos caracteriza é precisamente o termos tudo aquilo que os nossos clientes precisam”. A Castropeças tem na sua rede de clientes algumas grandes empresas da região, até de dimensão internacional, como é o caso da Somincor (empresa que gere a mina de Neves-Corvo), que detém uma enorme frota de veículos e de máquinas que necessitam de muito apoio ao nível da assistência. “Fornecemos tudo aquilo que uma oficina precisa, desde equipamentos oficinais a ferramentas, passando por consumíveis, peças, lubrificantes, etc. Somos muito fortes em ar comprimido, temos todos as peças necessárias, como temos uma grande oferta em componentes elétricos como alternadores e motores de arranque”, explica o responsável da Castropeças, reforçando que “temos até uma oferta grande para máquinas diversas, embora sejam coisas muitas específicas, que sabemos que os nossos clientes vão precisar”.
Dispondo de uma equipa de apenas seis pessoas, a forma de trabalho na Castropeças
é bem diferente do que se pode ver noutra empresa do género. Assegura o seu responsável que na Castropeças “não temos nenhuma carrinha nas entregas, os clientes é que cá vêm, pois sabem que temos tudo. Por exemplo, não visitamos qualquer oficina!!!”. Para além do stock extenso, outro importante argumento da Castropeças é a sua experiência e o seu Know-How técnico. O cliente muitas vezes recorre à Castropeças pois tem também um aconselhamento para cada necessidade específica. Por outro lado, para todos os equipamentos que comercializa a assistência técnica é garantida pela Castropeças. Cerca de 50% do negócio da Castropeças está associado ao negócio de peças, baterias e lubrificantes, tendo a empresa de Castro Verde uma vasta oferta asiática por causa do extenso parque de veículos de caixa aberta existentes na região. Nesta área, nomeadamente ao nível de lubrificantes e baterias, o cliente final, que adquire em balcão assume uma forte expressão nas vendas. As ferramentas são, por sua vez, 30% do negócio da empresa, que ao todo dispõe de diversas representações como forma de disponibilizar uma oferta ampla e detalhada, dentro de todas as dimensões, como forma de atender à especificidade da sua tipologia de clientes.
Para terminar, José Agostinho refere que existe no setor oficinal muita falta de profissionais (mecânicos) e que isso está a ser uma dificuldade adicional para as oficinas da região, mesmo aquelas que pretendem crescer e acompanhar as necessidades dos clientes.
CASTROPEÇAS
Castro Verde
José Agostinho
286 328135
comercial@castropecas.pt
www.castropecas.pt
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 69 de junho de 2021. Consulte aqui a edição.