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CECRA alerta para viabilidade das metas de emissões de CO2

De acordo com o CECRA (Conselho Europeu para o Comércio e Reparação Automóvel), a proposta apresentada pela Comissão Europeia respeitante aos padrões de desempenho de emissões de CO2 para veículos pesados novos é bastante ambiciosa.

A proposta prevê a redução de 45% das emissões a partir de 2030 e de 65% a partir de 2035 para veículos pesados de mercadorias. Em 2040 a redução deverá chegar aos 90%. Já no que respeita aos veículos pesados de passageiros, foi proposto alcançar-se emissões zero já a partir de 2030.

O CECRA considera importante e apoia a redução das emissões de CO2, no entanto considera fundamental acautelar a sua viabilidade, pois o aumento de metas para 2030 e 2035 trará já enormes desafios para os fabricantes, bem como para outros intervenientes na cadeia de distribuição, transportes e logística. Por este motivo é com grande preocupação que vê o aumento das metas já estabelecidas.

Nesse sentido, o CECRA tem apelado ao legislador, por um lado, para não aumentar as metas para 2030, e por outro lado, que promova condições para as alcançar em 2035. Considera o CECRA que não é suficiente estabelecer um prazo para alcançar a redução de emissões de CO2, é também preciso garantir outras condições tais como infraestruturas de recarga e reabastecimento, o que neste momento ainda não está acautelado.

Já quanto a votação que decorreu no Parlamento Europeu para a redução das metas de emissão de CO2 para veículos ligeiros de passageiros e comerciais novos contou com votos favoráveis da maioria dos deputados, abrindo-se assim a porta para zero emissões em 2035. Para além disso, ficaram também estabelecidas metas intermédias para 2030, de 55% e 50%, para veículos e vans, respetivamente. Neste âmbito, foram também definidas medidas financeiras para promover uma transição equilibrada e justa para o setor automóvel europeu, de modo a salvaguardar empregos e a garantir competitividade. Considera o CECRA que para além destas medidas, em simultâneo, a Comissão Europeia deverá promover a criação de incentivos para os compradores de modo a acelerar a renovação das frotas para veículos mais amigos do ambiente.

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