Ver todas

Back

CECRA apresenta manifesto para mobilidade do futuro

18 Janeiro, 2024

O CECRA, Conselho Europeu para o Comércio e Reparação Automóvel, apresentou ontem as suas principais prioridades do sector da distribuição e reparação automóvel para o próximo período legislativo europeu.

O manifesto do CECRA para uma mobilidade inovadora e preparada para o futuro baseou-se no facto de os veículos desempenharem um papel crucial no funcionamento da sociedade, seja no transporte de pessoas e/ou mercadorias. Neste sentido, afirmou que apoia todos os esforços para alcançar as metas climáticas definidas pela Europa. No entanto, defende que a Europa opte por uma abordagem mais aberta, incentivando a diversidade tecnológica no setor automóvel, o que não só promoveria a inovação, mas também proporcionaria aos operadores uma gama de opções para reduzir eficazmente as emissões de uma forma que seja ao mesmo tempo acessível e viável.

Durante a conferência de imprensa online, foi ainda indicado pelo CECRA que as novas tecnologias, como os automóveis conectados que emitem uma enorme quantidade de dados e oferecem possibilidades ilimitadas de digitalização, estão a remodelar os modelos de negócio. Os fabricantes automóveis europeus estão a adaptar as suas estratégias empresariais, transformando a sua rede de distribuição de um modelo de «concessionário» franqueado para modelos de «agência», ao mesmo tempo que criam plataformas de vendas em linha que colocam os seus retalhistas em concorrência direta com eles. Os modelos de negócio das agências terão maiores consequências para os fabricantes, as suas redes de distribuição e os consumidores europeus. Os fabricantes de veículos sabem que a sua rede de distribuição tem uma vantagem distinta, pois têm uma interação cara a cara com o cliente e garantem uma rede de pontos de contacto físicos rurais e não rurais onde os consumidores podem obter assistência para a compra, reparação e manutenção dos seus bens caros . O modelo de agência terá um impacto significativo no modelo de ganhos dos distribuidores e resta saber se este modelo é um modelo de negócio viável e como irá afectar o serviço.

A entidade defende que os operadores de pós-venda devem ter acesso direto aos dados do veículo, suas funções e recursos para criar condições de concorrência equitativas no pós-venda automotiva. Um acesso direto, não monitorado, irrestrito e em tempo real aos dados do veículo é um requisito crítico para novos serviços habilitados para dados. Dada a crescente centralidade destes novos serviços baseados em dados, a concorrência leal, a inovação e a liberdade de escolha do consumidor só serão possíveis se essa igualdade de acesso for garantida a todos os intervenientes no setor dos serviços automóveis.

O CECRA lembrou que a indústria automóvel, como um todo, seja na produção, nas vendas e no pós-venda, está em um momento crítico. Os desafios são enormes e os riscos são elevados. Através deste manifesto político, o CECRA pede aos novos líderes da UE que tenham em conta as preocupações e necessidades do sector da distribuição e reparação automóvel para garantir um mercado competitivo para os consumidores em toda a União Europeia.

Em suma, os principais objectivos e preocupações para os quais o CECRA procura o apoio dos decisores da UE são:

  • Um equilíbrio justo – para proteger as PME do setor automóvel, apoiando regras justas a nível da UE para garantir que os contratos entre fabricantes de veículos e concessionários/agentes não possam conter requisitos injustos, opressivos e desarrazoados;
  • Proteger os consumidores europeus da deterioração na indústria automóvel de vendas e pós-venda – uma vez que os fabricantes de veículos estão a transformar o seu modelo de vendas e reparação, é de esperar que este modelo seja um modelo de negócio viável e quais serão as consequências para os consumidores da UE no que diz respeito ao serviço e pós-venda -serviço de vendas de seus bens caros;
  • Condições de concorrência equitativas – para garantir que as PME do setor tenham igualdade de acesso aos dados a bordo dos veículos, para lhes permitir prestar assistência e reparar veículos de tecnologia mais recente, a fim de garantir um mercado competitivo para os consumidores em toda a União Europeia;
  • Proteger os consumidores europeus de fraudadores e criminosos – para ajudar a cumprir os requisitos em toda a UE para combater a manipulação do conta-quilómetros por comerciantes inescrupulosos que podem tirar partido da actual falta de dados verificáveis ​​dos veículos. Procuramos que o registo e a recolha de informações sobre odómetros e danos em veículos sejam disponibilizados aos consumidores da UE, como um direito, através de agências apoiadas pelo Estado.

PALAVRAS-CHAVE