Ver todas

Back

Branco perde popularidade para o preto, segundo estudo da BASF

18 Janeiro, 2024

No Color Report for Automotive OEM Coatings de 2023, publicado pela BASF, mostra que o branco continua a ser a cor mais popular nos veículos ligeiros, mas registou um declínio significativo na sua quota de mercado, enquanto o preto tem vindo a ganhar o interesse dos automobilistas. 

Na última edição da “Automotive Color Trends”, a BASF já tinha mostrado que a tradicional paleta de cores automóveis estava a mudar.  Os gostos dos consumidores variam de acordo com a região. Por exemplo, na América do Norte, a preferência por tons claros de prata em vez de cinzentos mais escuros aumentou, enquanto na EMEA a tendência mudou para tons mais escuros.

Entretanto, as cores cromáticas – branco, preto, cinza e prata – mantiveram-se estáveis, sem alterações significativas na sua quota de mercado total (19%). Esta categoria inclui cores como azul, vermelho, castanho e bege, que continuam populares entre os consumidores.

As cores acromáticas ganharam dois pontos percentuais na Europa, Médio Oriente e África (EMEA). Os consumidores mudaram de cores claras, como branco e prata, para cores mais escuras, como preto e cinza. Os carros premium mais caros tinham mais pigmentos de efeito do que os carros básicos e intermediários, demonstrando a profundidade e a criatividade da cor.

Na Europa, há preferências específicas de cada país. A Alemanha adora o azul (11%), a Espanha e o Reino Unido preferem o vermelho e o laranja (aprox. 9%), a França escolhe o verde (6%) e a Itália mostra o seu amor por todas as cores, uma vez que a sua quota de cores cromáticas é a mais elevada dos cinco países.

PALAVRAS-CHAVE