Ver todas

Back

CEPRA dinamiza evento sobre a formação no setor automóvel (com fotos)

19 Março, 2019
1580 Visualizações

O CEPRA, Centro Profissional para a Reparação Automóvel, realizou hoje um interessante evento onde abordou o tema da “Qualificação de Recursos Humanos para o Setor Automóvel”.

Este evento começou com António Caldeira, Presidente do CEPRA, a falar sobre a sua instituição e sobre toda a formação que realiza para o setor automóvel, deixando no ar alguns preocupações relativamente à ausência de jovens, mesmo para os cursos de mecatrónica.

Perante uma plateia constituída essencialmente por responsáveis de empresas do setor automóvel ao nível do pós-venda, este evento contou com a presença de alguns elementos do IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), que apresentaram um projeto piloto, que passa pelo levantamento dos “Soft Skllis” necessários (junto dos profissionais do ramo automóvel que recrutam mecatrónicos) que os jovens que frequentam a formação de mecatrónica devem ter para mais facilmente entrarem no mercado de trabalho.

Este projeto tem em vista também o Campeonato Nacional das Profissões, que irá decorrer entre 9 e 14 de fevereiro de 2020, onde o curso de mecatrónica vai a concurso, no qual os jovens serão também avaliados segundo os seus “soft skills” (atitudes, comportamentos, etc) para além da sua competência técnica.

Outro tema em destaque foi a qualificação dos recursos humanos que já estão a trabalhar no setor automóvel. Tendo o CEPRA um Centro Qualifica, poderá esta instituição qualificar (dar uma qualificação) a todos os profissionais que exerçam funções na área do pós-venda automóvel e que não tenham qualquer comprovativo das sus competências. Ao todo são 8 saídas profissionais que poderão ser qualificadas no setor automóvel, através de um referencial de formação, que permitirá ainda saber que outras necessidades de formação estes profissionais terão.

Na fase final deste evento foram distinguidas muitas empresas do setor automóvel que integraram formandos do CEPRA nas suas oficinas nos últimos dois anos, dando-lhes assim uma possibilidade de tomarem contacto com o meio empresarial em ambiente real de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE