A redução de consumos, aliada à personalização dos veículos para se adaptarem
às necessidades do dia a dia de cada transportador, são os fatores pelos quais
a Chereau se diferencia no mercado.
Fundada em 1951 em Avranches, a Chereau é uma empresa da Normandia, França, pioneira no desenvolvimento de produtos para transporte sob temperatura controlada e que faz parte do Reefer Group, sendo atualmente o principal fabricante francês de veículos frigoríficos pesados.
Desde 1953, a empresa especializou-se no design e fabrico de veículos refrigerados personalizados. Neste momento, tem mais de 900 funcionários e uma quota de mercado que ultrapassa os 15% na Europa. Num evento dedicado à empresa especializada, que teve lugar nas instalações da empresa em Avranches (Fábrica de chassis, e armazém de peças) e em Ducey (sede, fábrica de carroçarias e Chereau services (peças/serviços/montagem), França, Damien Destremau, CEO da Chereau, explicou que “a Chereau não aposta na produção em massa, mas sim no fabrico de produtos personalizados, desenvolvendo soluções à medida de cada cliente, além do catálogo de produtos standard que disponibiliza. Com esta especialização na personalização, mais de 1600 tipos de veículos diferentes saem das fábricas a cada ano, e cada um corresponde a uma necessidade específica de um cliente”. Dependendo do tipo de negócio dos seus clientes, a empresa está em constante adaptação, por forma a desenvolver novas funcionalidades que se adaptem às exigências diárias dos seus clientes, por forma a facilitar o seu dia a dia e aumentar a rentabilidade dos seus negócios. “O objetivo da Chereau é oferecer os melhores produtos para transporte a temperatura controlada, adaptados às necessidades de
cada frota”, afirmou Christophe Danton, Diretor de marketing e comunicação da Chereau, durante a apresentação dos produtos e serviços da empresa, seguidos da visita à fábrica. Damien Destremau lembrou que, “a Chereau está empenhada na transição energética e na digitalização.
Relativamente ao produto, desenvolvemos as nossas novas quatro gamas, com o objetivo de reduzir os tempos de paragem, os consumos e utilizar formas de energia mais eficientes para os transportadores operarem os seus veículos”.
SERVIÇO
Com 98 pontos de serviço na Europa e uma taxa de serviço de 95%, com peças originais Chereau e de fornecedores OE, a empresa disponibiliza também um catálogo online com imagens e pesquisa por número de chassis. A assistência técnica, a reparação e reconstrução, que inclui trabalhos de repintura, manutenção das unidades de refrigeração, ou renovação do ATP, são alguns dos serviços em que a Chereau aposta, baseados na qualidade e rapidez. A satisfação dos seus clientes é monitorizada através de auditorias realizadas todos os anos, assim como visitas às fábricas e formação em vários idiomas, disponível para clientes com oficina integrada e para outros parceiros. Além disso, a Chereau também disponibiliza veículos para os seus clientes testarem nas suas atividades do dia-a-dia, uma forma de melhor perceber as suas necessidades e aspetos em que pode melhorar.
A Chereau foca-se essencialmente na produção de semirreboques, que representam 79% da sua produção, seguindo-se os camiões (18%), e outros produtos (3%). Além disso, a Chereau comercializa também veículos usados.
Novos acionistas – Reefer Group
A Chereau foi integrada no Reefer Group em 2016, cujo accionista principal era a Miura Partners. Após 5 anos com a SOR Iberica, o capital da empresa voltou inteiramente para França desde Maio de 2021. “Gostaríamos de agradecer à Miura Partners e aos seus co-accionistas (Andera Partners e Essling) por terem acompanhado o crescimento da Chereau e do Reefer Group durante estes cinco anos, foi uma colaboração bem sucedida baseada na confiança e no respeito mútuo”, afirmou Damien Destremau, Presidente e CEO do Reefer Group. “Este novo grupo de accionistas partilha plenamente a nossa visão a longo prazo e os nossos valores. Isto permitir-nos-á relançar uma nova fase de crescimento, em particular através do apoio a investimentos chave relacionados com a transição energética. O nosso plano é ambicioso e irá propor novas soluções que serão apresentadas na feira comercial Solutrans em Novembro, em Lyon”.
PERFORMANCE: Esta gama, com um FRC ATP garantido por pelo menos 15 anos, através da tecnologia VIP Vacuum Insulated Panels, aumenta o nível de isolamento térmico, com a utilização de painéis com uma espessura reduzida. Assim, a Chereau atinge um coeficiente K de 0,27. Segundo a marca, esta tecnologia, baseada em vácuo, permite 25% de aumento do isolamento térmico, com uma redução da energia necessária para produção de frio e uma maior capacidade de manter a temperatura no caso, por exemplo, de um problema com o grupo de frio.
NEXT: A gama NEXT pretende promover a segurança e performance, através da comunicação integrada de todo o veículo. Para além do sistema de funções integradas que promovem a ergonomia, o desempenho e segurança, a gama Next inclui um novo módulo, que pode ser ligado a todos os tratores no mercado. Um dispositivo de comunicação permite também o controlo remoto completo do veículo. Esta gama integra como padrão várias possibilidades telemáticas, através da caixa de comunicação integrada. Exemplos de sistemas integrados nesta gama são: luzes laterais de estacionamento, travões de estacionamento para o cais, ou também o desligar automático do grupo de frio quando a porta traseira está aberta, juntamente com o AirShutter-C, uma cortina de frio que se liga automaticamente quando a porta é aberta.
HYDROGEN POWER: Esta gama utiliza o hidrogénio como combustivel. A Chereau está envolvida na implementação do hidrogénio no setor e pretende chegar aos 25% de produção destes veículos dentro de 10 anos. Com carregamento em 10 minutos, os veiculos são produzidos para uma autonomia de 2 dias em longas distâncias e 1 dia em distribuição.
EVO: A gama EVO beneficia de elementos aerodinâmicos, como opção, assim como equipamentos relacionados com a ergonomia e segurança. O objetivo é chegar a ganhos até mais 430 kg de carga útil, devido a um novo chassis mais forte que é também mais leve graças à utilização de novos materiais. A evolução da divisória interior e do SmartOpen-C é também de salientar nesta gama, que inclui mais de vinte novas inovações relacionadas com a segurança, ergonomia do utilizador e desempenho do veículo.
A VISÃO DA CHEREAU É BASEADA EM 4 COMPROMISSOS:
Inovação – A Chereau tem atualmente 4 gamas de produto, onde o foco são as tecnologias inovadoras, que trazem maior eficiência de consumo de energia e no trabalho diário dos
transportadores.
Foco no cliente – Através de uma resposta personalizada, oferta de produtos sustentáveis, de alta qualidade e serviços eficientes e completos, criando uma relação de confiança e duradoura com o cliente.
Proteção do meio ambiente – Promovendo tecnologias mais limpas e ecodesign; redução de emissões, desenvolvimento de energias limpas, apoio ao desenvolvimento do hidrogénio, redução do consumo de energia, mudança para iluminação LED e promoção da reutilização de produtos, entre outros.
Equipa – A equipa é a base sobe a qual os valores são construídos na Chereau, que trabalha sob a estratégia de encorajar todos os funcionários a participar, a ter iniciativa e a sugerir novas ideias para cada posto de trabalho, além da formação contínua que promove.
ROQUES
A Chereau é representada em Portugal pela Roques, uma relação comercial que se iniciou em 1993, com a venda da primeira unidade em Portugal. Desde então, a Roques tem apostado em consolidar a Chereau no mercado português, focando-se na qualidade de inovação na construção, capacidade isotérmica e durabilidade dos semirreboques da marca. Mais informações em roques.pt/chereau.
NOVOS PRODUTOS
Christophe Danton, Diretor de Marketing e Comunicação – Chereau “Recentemente desenvolvemos os E-axels, eixos que produzem eletricidade, uma solução eficaz para descarbonizar. Se o trator utiliza gás ou eletricidade, o E-axel produz a sua própria eletricidade para a refrigeração. Já vendemos 15 unidades para clientes na Holanda. Os clientes sabem que têm de fazer a transição energética, e, por isso, na Chereau, queremos dar aos clientes respostas para tudo isso. A transição energética é crucial, para conseguirmos um menor e melhor consumo, para que o veículo faça o mesmo trabalho com menos energia: menos consumo através de melhor isolamento, aerodinâmica, sistemas inteligentes e um melhor consumo através da mudança no tipo de energia utilizada, deixando de utilizar o diesel para refrigeração e para mover o veículo, passando para a eletrificação, sendo uma das opções o hidrogénio, que oferece zero emissõ es, autonomia, baixo ruído e rápido carregamento”. Christophe Danton indicou ainda que algumas pequenas inovações para a utilização diária dos veículos fazem também parte da estratégia da empresa, as quais irá apresentar durante a feira Solutrans, que terá lugar em Lyon, no próximo mês de novembro.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 34 de junho/julho de 2021. Consulte aqui a edição.