Em 2020, a Citroën lança uma grande ofensiva de eletrificação na sua gama de Comerciais e pretende reforçar a sua oferta elétrica para profissionais com uma gama 100% eletrificada até 2021. Esta será composta pelo novo ë-Jumpy agora apresentado, por uma versão 100% elétrica do Jumper no segundo semestre de 2020 e por uma versão 100% elétrica do Berlingo Van em 2021.
O Citroën Jumpy, lançado em 2016 e com vendas de cerca de 145.000 unidades, evoluiu recentemente a sua gama para chegar o mais perto possível das expectativas dos clientes profissionais. Combinando robustez e alta capacidade de carga, o Citroën Jumpy oferece uma gama equilibrada, disponível em 5 versões, incluindo 3 versões mais recentes (Worker, Driver e CityVan) especificamente direcionadas para três tipos de utilização: pisos com elevada dureza (com suspensão reforçada, placa de proteção inferior do motor, aumento da carga útil, Grip Control), deslocações longas (com ajudas à condução dedicadas ao conforto e à segurança) ou em cidade (com mais agilidade).
Com o ë-Jumpy, a Citroën pretende posicionar-se na liderança do mercado BEV (Veículos Elétricos a Bateria), propondo uma oferta bem ajustada às necessidades do mercado. Sendo uma versão “de corpo inteiro” da gama Jumpy, distingue-se visualmente, no exterior, pela portinhola de acesso à tomada de carga no guarda-lamas dianteiro esquerdo do ë-Jumpy. Entre os outros elementos identitários da versão elétrica, visíveis exteriormente, está uma entrada de ar intermédia na grelha dianteira, e um novo monograma elétrico “ë” colocado à direita da grelha e na porta traseira esquerda.
Com base na plataforma multienergias EMP2 do Groupe PSA, esta versão elétrica do Jumpy é proposta em dois níveis de potência de bateria, associadas a dois níveis de autonomia, permitindo que cada empresário escolha o que melhor se adequa ao seu negócio de acordo com a sua utilização e orçamento:
– 230 km no ciclo WLTP (disponível nas silhuetas XS, M e XL) equipado com uma bateria de 50 kWh, formada por 18 módulos;
– 330 km no ciclo WLTP (disponível nas silhuetas M e XL) equipado com uma bateria de 75 kWh, formada por 27 módulos.
O novo ë-Jumpy está equipado com uma bateria de iões de lítio, a tecnologia mais amadurecida do mercado. A plataforma EMP2 permite que a bateria seja alojada no chassis do veículo para preservar o volume de carga útil. A bateria armazena e fornece a energia necessária para operar o motor elétrico, o aquecimento e o ar condicionado. O seu nível de carga é apresentado num indicador e uma luz de reserva no painel de instrumentos.
O ë-Jumpy está disponível em três comprimentos, entre os quais a nova versão XS de 4,60m que facilita ainda mais o acesso aos centros urbanos, especialmente às zonas de baixas emissões, e permite estacionar sem restrições. Este comprimento, associado a um volume que pode atingir 5,1 m3, torna o ë-Jumpy um furgão muito compacto. A versão XS com VisioPark câmara 180º, ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro e retrovisores rebatíveis, torna as manobras mais fáceis. Deixa de ser necessário estacionar em segunda fila.
A maioria das versões do ë-Jumpy está limitada a 1,90 m de altura exterior de forma a garantir o acesso a todos os locais aos quais a maioria dos seus concorrentes não pode aceder, como estacionamentos subterrâneos, centros comerciais, etc.