Ver todas

Back

Citroën lança ë-Jumpy em Portugal

9 Dezembro, 2020
359 Visualizações

A Citroën acaba de abrir em Portugal as encomendas do ë-Jumpy – 100% Electric, em inauguração da nova geração de furgões elétricos que permitirão à marca ter a gama de veículos comerciais 100% elétrica em 2021.

O modelo dá continuidade à ofensiva eletrificada Citroën, sendo parte dos 4 modelos a comercializar em 2020, onde se incluem os automóveis de passageiros SUV C5 Aircross Hybrid, ë-C4 e ë-SpaceTourer. Inspirado e desenvolvido para corresponder às necessidades dos profissionais, o Citroën ë-Jumpy apresenta-se numa gama com 3 comprimentos (XS, M e XL).

Proposto com 2 níveis de autonomia, de 230 km e 330 km (ciclo WLTP), o novo ë-Jumpy complementa a oferta proposta pela gama Jumpy a combustão, contando com um conjunto de equipamentos adicionais. Adota elementos como sejam os eixos com afinação específica, placa de proteção do motor, plataforma adequada à instalação das baterias sob o piso e, em opção, o aumento da carga útil e Grip Control. Em termos de estrutura e conteúdos, a oferta divide-se entre as seguintes possibilidades de escolha:

Dimensões compactas:
– 3 comprimentos:
– XS (4,60 m – 50 kWh), inédito no segmento e fácil de estacionar em cidade
– M (4,95 m – 50 kWh ou 75 kWh)
– XL (5,30 m – 50 kWh ou 75 kWh)
– A altura de 1,90 m da maior parte das versões do ë-Jumpy garante o acesso a todos os parques de estacionamento.
Duas variantes de carroçaria
– Furgões Fechados (dimensões XS, M e L),
– Furgões Semi-Vidrados (dimensões M e L),
Duas 2 versões de equipamento disponíveis em Portugal
Cada versão do ë-Jumpy foi projetada para corresponder a um tipo de utilização:
Control compreende os equipamentos essenciais: Onboard Charger 7 kW, Cabo de carga Modo 2 para tomada E/F, Citroën Connect RADIO – ecrã táctil de 7″ entrada USB entrada Jack 3,5 Mirrorscreen kit mãos livres Bluetooth HiFi Surround, retrovisores elétricos e aquecidos, travão de estacionamento elétrico. CLUB, a mais polivalente, inclui os equipamentos da versão Control, acrescentando a ajuda ao estacionamento traseiro, ar condicionado manual e banco do passageiro de dois lugares.

As características do furgão Jumpy inalteradas:
– A carga útil até 925 kg (variável em função do comprimento, opções e equipamentos do veículo, sem condutor) posiciona-se no coração das expetativas neste segmento.
– O peso rebocável pode chegar a 1 tonelada em todas as versões, fazendo do ë-Jumpy o líder do seu segmento.
– O volume útil, inalterado face à versão térmica, entre 4,6m3 (XS sem Moduwork) e 6,6m3 (XL com Moduwork) está ao melhor nível do mercado.
– A largura útil entre as cavas das rodas, 1,25 m, permite carregar Europaletes.
– Equipamentos funcionais que fazem a diferença, tais como o Moduwork, que transforma o habitáculo num verdadeiro escritório móvel, e o Acesso com os Braços Carregados.
– Cerca de 100 litros de espaços de arrumação estão disponíveis pelo habitáculo.
– O conforto em andamento é assegurado por molas com rigidez variável, amortecedores com Amortecimento Variável Consoante a Carga Transportada (AMVAC) e eixos de grande precisão (eixo dianteiro tipo McPherson), soluções que permitem uma condução de elevada qualidade.

Duas autonomias à escolha:
– 230 km no ciclo WLTP (disponível nas silhuetas XS, M e XL) equipado com uma bateria de 50 kWh.
– 330 km no ciclo WLTP (disponível nas silhuetas M e XL) equipado com uma bateria de 75 kWh.
A bateria de tração está coberta por uma garantia de 8 anos ou 160.000 km para 70% da capacidade de carga (com emissão de certificado de capacidade da bateria em cada revisão).

Três soluções de carregamento e possibilidade de carregamento diferido:
– Carregamento doméstico (utilização no domicílio, no local de trabalho ou num estacionamento);
– Carregamento rápido, privado ou público, com uma instalação de carregamento rápido Wallbox;
– Carregamento super rápido num posto público até 100 kW – Permite carregar 80% da bateria de 50 kWh em 30 minutos e a de 75 kWh em 45 minutos;
O Citroën ë-Jumpy dispõe de duas opções de Onboard Charger: 7,4 kW ou 11 kW.

Conforto:
– Ausência de vibrações e ruídos,
– Pré-condicionamento térmico,
– Prazer de condução graças à fluidez de utilização em modo elétrico,
– Liberdade de acesso às zonas regulamentadas com limitações de emissões de CO2,
– Custos de utilização reduzidos.

Condução
O motor recupera energia durante as fases de travagem ou desaceleração do veículo.
– Potência de 100 kW (136 cv) / 260 Nm
– Velocidade máxima de 130 km/h seja qual for o modo utlizado (Eco, Normal, Power),
– Seleção de 3 modos:
– Normal (80 kW/210 Nm): melhor compromisso autonomia /prestações dinâmicas,
– Eco (60 kW/190 Nm): otimização do consumo de energia, pela redução do desempenho do aquecimento e do ar condicionado sem, contudo, os desativar, e limitando o binário e a potência do motor,
– Power (100 kW/260 Nm): prestações superiores em situações de carga máxima.

EQUIPAMENTOS
– Portas laterais deslizantes, com abertura mãos livres,
– Acesso e arranque do motor em modo mãos livres,
– Active Safety Brake,
– Head-up display a cores,
– Ajuda ao arranque em subida,
– Alerta de atenção do condutor,
– Alerta de transposição involuntária de faixa,
– Alerta de risco de colisão,
– Câmara de marcha-atrás com Top Rear Vision,
– Coffee Break Alert,
– Comutação automática dos máximos,
– Grip Control,
– Reconhecimento dos painéis de velocidade e recomendação,
– Regulador de velocidade adaptativo,
– Sistema de vigilância do ângulo morto.

O novo Citroën ë-Jumpy oferece 3 formas de conectividade para garantir a segurança e o conforto de todos. Esta oferta de serviços faz parte do programa Citroen Advanced Comfort, com o objetivo de tornar rápido e intuitivo o acesso aos serviços conectados por parte do cliente, ao mesmo tempo em que corresponde a três necessidades fundamentais: segurança otimizada, fácil navegação e uma experiência de conectividade ampliada.

CONNECT ASSIST
Para a segurança do condutor e dos seus passageiros, o novo Citroën ë-Jumpy inclui a Assistência & SOS. Chamada automática ou através da pressão manual do botão “Assistência”: se necessário, este serviço permite ao condutor estabelecer ligação com um call center dedicado.
O Connect Assist dá acesso aos dados do veículo, tais como o estado da carga, autonomia, carregamentos diferidos, pré-condicionamento térmico, local de estacionamento, quilometragem, próxima manutenção. A conexão e a visualização das informações são feitas através da app My Citroën.

CONNECT NAV
O touchscreen de 7” do novo Citroën ë-Jumpy integra todos os recursos de forma intuitiva. A navegação Connect Nav touch também pode ser comandada por reconhecimento de voz e permite a interação com os seguintes domínios: Navegação, Telefone, Rádio, estando associada a serviços conectados. O TomTom Traffic permite obter informações de trânsito em tempo real de forma a permitir escolher o melhor percurso. Também são apresentados os preços dos combustíveis e dos parques de estacionamentos, informações de meteorologia e busca local de pontos de interesse. Os utilizadores também podem desfrutar, de série e gratuitamente durante 3 anos, de informações visuais e sonoras das Zonas de Perigo (de acordo com a legislação de cada país). O pré-condicionamento térmico do veículo também é possível via Connect Nav.

CONNECT PLAY
A tecnologia Mirror Screen compatível com Apple CarPlay e Android Auto permite ao condutor conectar-se a um smartphone e reproduzir o seu ecrã no touchscreen do veículo.

PALAVRAS-CHAVE