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Clínica do Automóvel: Serviço chave na mão

30 Abril, 2021
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A Clínica do Automóvel presta um serviço completo, que vai desde o levantamento da viatura à resolução de qualquer problema mais complexo, para que o cliente tenha o mínimo de preocupações.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

Inaugurada em 2015 na zona da Venda do Pinheiro, a Clínica do Automóvel mudou para novas instalações no passado mês de outubro. Depois de muitos anos dedicada à mecânica de veículos pesados juntamente com o pai, Dália Lopes orgulha-se de o seu negócio não ter sofrido com a pandemia de Covid-19 e ter, inclusivamente, necessidade de mais espaço. “Estávamos com muito fluxo de trabalho nos últimos meses e, por isso, precisávamos de mais espaço. Mudámos para as novas instalações, que têm também uma melhor localização, perto de transportes públicos e numa zona de fácil acesso aqui na Venda do Pinheiro. Além disso, na Clínica do Automóvel temos um serviço em que vamos buscar e entregar o carro a casa do cliente, mesmo que seja em Lisboa”, explica Dália Lopes, proprietária da Clínica do Automóvel. A oficina esteve, nos primeiros anos, associada a uma rede oficinal, mas, findo o contrato, Dália Lopes optou por seguir de forma independente.

“Achámos que não estávamos a ter benefícios em pertencer a uma rede oficinal, pela relação custo/benefício. Ao aderir à rede pretendíamos que nos trouxesse mais clientes e que houvesse um acompanhamento melhor, do ponto de vista técnico, de parcerias e de formação. Mas não aconteceu e, mesmo em termos de preços, conseguíamos preços cá fora mais competitivos”. Ainda assim, Dália Lopes admite aderir a outra rede oficinal no futuro, caso traga as mais valias que considera importantes para o seu negócio oficinal. Além disso, a responsável faz parte do BNI, uma organização de negócios e referenciação, composta por um grupo de empresários que pretendem potenciar os negócios dos seus parceiros, através da sua rede de contactos, que indica ter trazido um volume de negócios considerável à sua oficina.

SERVIÇO
Com uma equipa de quatro mecânicos, a Clínica do Automóvel realiza uma tipologia de serviço focada na mecânica, eletricidade, ar condicionado, diagnóstico, e serviços de pré-inspeção. No caso da colisão e pneus, são serviços realizados por parceiros. “Fazemos todo o tipo de serviços. Os nossos clientes querem um serviço chave na mão. O cliente tem confiança em nós, está fidelizado e tem confiança no nosso serviço”. E acrescenta: “Trabalhamos, essencialmente, com o cliente particular. Temos alguns stands, que fazem a manutenção antes de entregar o carro ao cliente, depois vêm cá durante a garantia e o acaba por continuar a fazer cá serviços de manutenção e reparação, mesmo fora da garantia. Temos também outras empresas com pequenas frotas que também fazem serviços connosco”. A maior parte do material aplicado nos veículos são peças de aftermarket. “Quando não conseguimos arranjar peças de aftermarket, colocamos material de origem, mas é raro. O nosso principal fornecedor são a Atlantic Parts, a Sofrapa e o retalhista HF Henrique Ferreira. Quando não temos urgência na peça, mandamos vir diretamente do grossista”, explica Dália Lopes.

FORMAÇÃO
É muito frequente a equipa de Dália Lopes estar presente em ações de formação: “Consideramosmuito importante a formação constante da nossa equipa. Quando cá chega um carro, temos de ter sempre resposta. E, para isso, temos de estar sempre informados e atualizados. Porque aquilo que era há um mês atrás, pode já não ser agora”. E indica que agora a necessidade é a formação em veículos elétricos. “Já temos recebido veículos híbridos, elétricos ainda não temos. Mas, tendo essa competência, já teremos a oportunidade de o fazer, porque ainda temos muitos anos de carros a combustão, mas os carros elétricos são o futuro”, revela Dália Lopes. Para formação da sua equipa, a responsável recorre sempre ao CEPRA.

Covid potencia negócio
Apesar da pandemia de Covid-19, Dália Lopes indica que o negócio não foi afetado. “Esta pandemia fez com que os carros estivessem mais parados, entupissem mais os filtros de partículas e válvulas EGR e isso são avarias que têm contribuído para termos um maior volume de trabalho. Além disso, apesar de estar muita gente em teletrabalho, as pessoas estão a evitar utilizar os transportes públicos, o que aumenta a utilização dos automóveis. Temos tido uma média de cerca de dois novos clientes por semana”. E adianta: “Participamos também em algumas causas sociais, o que acaba por também ser potenciador do negócio”. Para 2021, Dália Lopes é da opinião que a compra de veículos novos será reduzida e por isso os clientes irão tentar manter os veículos mais antigos, e aí haver negócio para as oficinas.

Clínica do Automóvel
Venda do Pinheiro
800 501 020

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 64 de janeiro de 2021. Consulte aqui a edição.

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