Ver todas

Back

“Estamos focados em disponibilizar novos módulos adicionais no Jaltest Diagnostics”, Arsenio González, Cojali

31 Janeiro, 2025

Arsenio González, da Cojali, aborda os desafios da empresa durante o ano de 2024, e anuncia os investimentos em tecnologia e sustentabilidade que serão feitos este ano.

Quais foram os principais desafios que enfrentaram na vossa operação durante o ano de 2024? De que forma os ultrapassaram?

Durante 2024, um dos maiores desafios foi o envelhecimento do parque de veículos no mercado, com uma idade média elevada, variando entre 11,5 e 17,2 anos, dependendo do segmento. Isso gerou uma maior procura por equipamentos de diagnóstico de alto desempenho, capazes de se adaptar tanto a veículos com tecnologia mais avançada (EURO V e EURO VI) como a modelos mais antigos. Para superar este desafio, reforçámos o nosso investimento em I&D&I, representando cerca de 7% da nossa faturação anual, o que nos permitiu inovar nas nossas ferramentas, como o Jaltest Diagnostics, que inclui funcionalidades avançadas, como guias inteligentes de reparação baseadas em Machine Learning. Além disso, fortalecemos a nossa oferta formativa através da Jaltest University, capacitando as oficinas para a utilização destas novas tecnologias.

Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?

O mercado português registou um crescimento sustentado na adoção de soluções tecnológicas para diagnóstico e manutenção de veículos pesados. A transição para frotas mais modernas, com tecnologia EURO VI, impulsionou a procura pelas nossas soluções multimarca e multisistema. Além disso, iniciativas como o Jaltest Diagnostics “on tour” facilitaram a formação local, aproximando-nos das oficinas portuguesas. Esta evolução reforça o nosso compromisso com a digitalização e a sustentabilidade no setor.

Quais as tendências no aftermarket que irão determinar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão-de-obra,…)?

Em 2025, a nossa atividade será influenciada por várias tendências-chave que estão a moldar o setor. A digitalização continuará a ser um pilar fundamental, especialmente com ferramentas avançadas como o Jaltest Telematics, que permite às oficinas independentes competir num mercado dominado por grandes marcas, graças ao diagnóstico remoto multimarca. Embora a eletrificação avance de forma gradual devido à antiguidade do parque automóvel, estamos preparados para essa transição, desenvolvendo soluções adaptadas a veículos mais modernos. A sustentabilidade continuará a orientar as nossas ações, reforçando a nossa linha de produtos recondicionados sob o selo “Green Cojali”. Além disso, a crescente escassez de mão de obra qualificada leva-nos a priorizar a formação técnica, ajudando a capacitar uma nova geração de profissionais para enfrentar os desafios tecnológicos do setor.

Que estratégias planeiam implementar este ano para se adaptarem aos desafios e oportunidades atuais do mercado?

A nossa estratégia para 2025 centra-se no avanço tecnológico, com o objetivo de oferecer soluções cada vez mais inovadoras que respondam às necessidades do mercado. Estamos focados em disponibilizar novos módulos adicionais no Jaltest Diagnostics, aumentando as suas funcionalidades e possibilidades, como o Jaltest INFO PLUS, que facilita o acesso a informações técnicas detalhadas e garante reparações mais rápidas e eficazes. Além disso, a formação será um pilar central da nossa proposta, expandindo a oferta educativa da Jaltest University para manter as oficinas atualizadas e competitivas. Estamos também fortemente comprometidos com a sustentabilidade, promovendo o uso de produtos recondicionados para impulsionar a economia circular. Paralelamente, reforçamos o nosso serviço técnico, garantindo aos nossos clientes o suporte necessário para maximizar o desempenho das nossas soluções.

PALAVRAS-CHAVE