O Grupo Cojali, empresa de referência no desenvolvimento de software de diagnóstico e soluções tecnológicas para frotas, lembra alguns pontos importantes para uma boa gestão de frota e manutenção preditiva.
A empresa destaca:
Antecipação:
Saber com antecedência quando um sistema de veículo falhará evita paradas não planejadas e veículos danificados. Existem ferramentas no mercado que oferecem soluções de diagnóstico em nuvem capazes de prevenir possíveis falhas através de análises avançadas. Isso pode aumentar os lucros em até 25% em relação ao custo atual derivado de manutenção e reparação, dependendo da idade média da frota.
Manutenção:
Além das recomendações do fabricante do veículo e dos regulamentos gerais relativos à manutenção de quilometragem, seria aconselhável investir em soluções de gestão que incorporem a opção de realizar manutenção preditiva. Isso analisará uma infinidade de parâmetros derivados, especificamente, de cada veículo, para uso ou estilo de condução, e estabelecerá um padrão que permitirá antecipar e agendar uma visita à oficina para evitar possíveis problemas no futuro. Em média, a manutenção preditiva pode aumentar a produtividade entre 20% e 30% e reduzir as quebras em 70%.
Gestão de dados tacográficos:
Ter esses arquivos é crucial no campo do gerenciamento de frotas, pois existe uma regulamentação legal que exige que essas informações estejam disponíveis. Por esse motivo, é aconselhável, por um lado, ter uma plataforma que garanta sua validade e custódia e, por outro, que nos permita fazê-lo da maneira mais confortável e ágil possível. É por isso que, na Cojali, recomendamos optar por um software de gestão que permita o download remoto, liberando o pessoal de gestão de problemas relacionados à localização do veículo, para fazer o download na data planejada.
Monitorização de carga refrigerada:
O transporte de mercadorias refrigeradas requer condições específicas de temperatura para manter a cadeia de frio ao longo da estrada. Ter uma plataforma de gestão que permita responder aos requisitos de conservação e controlo de temperatura ou humidade é outro fator-chave para realizar uma boa gestão de frota, principalmente nos setores farmacêutico e alimentício.