Ver todas

Back

Cojali distinguida nos Prémios Nacionais da Indústria

A Cojali foi distinguida como vencedora na categoria de Inovação e Transformação Digital na primeira edição dos Prémios Nacionais da Indústria “Bien hecho en España” 2025, organizados pelo Ministério da Indústria e Turismo, pelo projeto Jaltest ESB, um banco de simulação de unidades de controlo eletrónico.

A distinção foi entregue no dia 4 de fevereiro, no Palácio Euskalduna, em Bilbau, no âmbito do 8.º Congresso Nacional da Indústria. O prémio foi recebido por Gloria Alberca, membro do Conselho de Administração da Cojali, das mãos de Sua Majestade o Rei Felipe VI, numa cerimónia que contou também com a presença de Jordi Hereu Boher, ministro da Indústria e Turismo, e de Imanol Pradales Gil, presidente do Governo Basco.

O Jaltest ESB é um banco de simulação desenvolvido integralmente pela Cojali que permite realizar diagnósticos, simular e validar o funcionamento de unidades de controlo eletrónico de veículos comerciais fora do próprio veículo, possibilitando a sua reparação e reutilização. A solução integra hardware e software proprietários capazes de reproduzir condições reais de funcionamento, garantindo processos de verificação precisos, seguros e altamente eficientes.

O projeto representa um avanço na transformação digital da manutenção de veículos pesados, ao introduzir um sistema de recondicionamento totalmente digitalizado, rastreável e padronizado, que reduz tempos de intervenção, custos operacionais e a geração de resíduos eletrónicos. Desta forma, a Cojali indica que o Jaltest ESB reforça os princípios da economia circular, ao prolongar a vida útil dos componentes eletrónicos e diminuir o consumo de matérias-primas.

Durante a cerimónia, Gloria Alberca sublinhou que “este prémio é um reconhecimento do trabalho árduo desenvolvido ao longo dos anos e do esforço conjunto de equipas multidisciplinares que conseguiram transformar conhecimento técnico numa solução real para a indústria”, acrescentando que “o Jaltest ESB reflete o compromisso da Cojali com uma inovação prática e sustentável, orientada para gerar um impacto positivo tanto a nível industrial como ambiental”.

Nesta primeira edição dos Prémios Nacionais da Indústria “Bien hecho en España” foram igualmente distinguidas outras empresas do tecido industrial espanhol, como Moeve, Alhambra Manufacturas, Hipra e Slimop.

PALAVRAS-CHAVE