Ver todas

Back

Cojali, Jaltest: Tecnologia preditiva na gestão de frotas

24 Setembro, 2021
332 Visualizações

A solução de manutenção preditiva da Jaltest Telematics permite trabalhar a informação dos veículos, para detetar avarias antes que ocorram e antecipar problemas futuros.

A Cojali, empresa que desenvolve componentes, diagnóstico multimarca e soluções tecnológicas para o setor dos pesados, dinamizou, no passado mês de março, um webinar sobre o novo conceito de manutenção preditiva da Jaltest Telematics, a divisão da Cojali focada em oferecer soluções de gestão de frota, que incluem recursos como diagnóstico remoto avançado e o desenvolvimento deste novo conceito, durante o qual responsáveis da empresa mostraram de que forma se podem aplicar as tecnologias disruptivas disponíveis atualmente sob a marca Jaltest na gestão de frotas e otimização das operações de transportes.

Destinado a profissionais de transporte e gestores de frota que pretendam otimizar suas operações, aumentando a segurança, reduzindo imprevistos e aproveitando ao máximo os recursos dos seus veículos, o webinar focou-se na aplicação das tecnologias mais modernas disponibilizadas na manutenção preditiva dos veículos, por forma a ajudar as frotas a reduzir os custos de operação por quilómetro percorrido que dependem, segundo a Jaltest, de fatores como a condução (41,1%), o combustível (23,8%) e a manutenção (9,9%). Centrados nas vantagens da aplicação das soluções da Jaltest e da sua implementação integrada num sistema de gestão de frotas, como o Jaltest Telematics, José Ángel Gallego, Global Sales Director da Jaltest Diagnosis & Telematics, Fernando Alañón, da Jaltest University Department e Sergio Martín, Head of Jaltest Telematics, Engineering Team, analisaram a importância da aposta na digitalização, inovação tecnológica e sustentabilidade na otimização das operações da frota, com o aumento da segurança, redução de tempos de paragem e imprevistos, para uma frota mais segura, eficiente e amiga do ambiente.

Jaltest 21.1
No novo software Jaltest 21.1, a Jaltest incorporou um novo menu, “Preditivo”, que recolhe informações para obter as janelas de manutenção estimadas para as diferentes operações de manutenção associadas aos seguintes sistemas: motor, anti-contaminação, travões, transmissão, sistema elétrico e sistema geral. “Através da aplicação de análises avançadas, modelos de Big Data, Inteligência Artificial e aprendizagem automática, tendo as coleções de dados já contextualizadas, conseguimos estimar a vida útil de cada sistema ou componente, permitindo estabelecer janelas de manutenção de acordo com o seu ciclo de vida, ou antecipar um problema iminente no veículo, antes que o mesmo aconteça”, indicou José Ángel Gallego. “O difícil não é aceder às informações nem colocar em prática modelos de inteligência artificial, mas sim ter uma coleção de dados ampla e representativa que nos permita trabalhar os dados e obter resultados. A Jaltest trabalha as informações recolhidas em tempo real, através da monitorização constante do veículo, por forma a antecipar e prevenir falhas, com o objetivo de manter o veículo, a todo o momento, em condições óptimas para a realização das operações”.

A Jaltest indica que, caso uma avaria ocorra durante uma viagem, será possível efectuar reparações em tempo real ou enviar um sinal de alerta, caso seja aconselhável visitar a oficina, encaminhando o veículo para a que estiver mais próxima e ligada à rede Jaltest. Ao prever e prevenir avarias, avaliando vários indicadores para detectar possíveis problemas futuros, este software permite também, às empresas clientes da Jaltest, a resolução rápida de qualquer problema através da execução de ações remotas para corrigir erros, evitando paragens e aumentando, assim, a sua rentabilidade.

Oficinas
Com esta solução, a oficina tem também a possibilidade de realizar um diagnóstico remoto do veículo e ter as peças de reposição ou ferramentas de reparação necessárias a tempo da chegada do veículo, por forma a agilizar o processo.

Vantagens
Segundo indicaram os responsáveis da Jaltest, a solução de manutenção preditiva da Jaltest Telematics permite que a monitorização do veículo seja levada, assim, a um outro nível, e ofereça um retorno significativo sobre o investimento: otimizar as operações de manutenção, aproveitando a vida útil dos componentes, antecipar avarias, reduzindo imprevistos e assistência na estrada, aumentando a segurança, otimizando recursos, minimizando tempos de paragem e reduzindo a pegada de carbono. A estas vantagens somam-se os benefícios já existentes da solução da Jaltest como sistema integral de gestão de frotas.

Serviços
Associadas a estas soluções, estão uma variedade de outros serviços, disponíveis para os clientes Jaltest: equipamentos (software e hardware), formação, assistência e informação técnica, informações sobre peças, apoio à gestão do negócio, apoio pós-venda e atendimento ao cliente.

Implementação
Depois deste evento digital, a Jaltest Telematics está a trabalhar com esta solução de manutenção preditiva, por forma a gerar o conteúdo para um novo webinar, que será organizado em breve, com o objetivo de quantificar o retorno do investimento associado à manutenção preditiva e à implementação da solução num cenário real.

“Um sistema integral de gestão de frotas que tenha a capacidade de atuar sobre o veículo, dá a possibilidade de poder trabalhar sobre mais de 40% dos custos operativos: manutenção, combustível, seguros e pneus, tornando o negócio mais eficiente e com um maior retorno. Aqui a manutenção preditiva tem um papel fundamental”, José Ángel Gallego, Global Sales Director, Jaltest Diagnosis & Telematics.

Vantagens da manutenção Preditiva por José Ángel Gallego

“Enquanto a manutenção corretiva consiste em encontrar e reparar os defeitos observados no veículo, a manutenção preventiva aplica ações de manutenção rotineiras, baseando-se no acompanhamento periódico e elaboração de relatórios. Mas a manutenção preditiva faz tudo em tempo real. Consegue estimar ou prever a falha de um sistema ou dos seus componentes, com base na experiência e em todas as informações recolhidas através da solução da Jaltest. Para isso, é fundamental aplicar todo o potencial e desenvolvimento tecnológico ao nosso alcance. Estamos a viver a revolução dos dados, o que oferece uma quantidade de possibilidades, entre elas de definir, implementar e executar manutenções preditivas. Cada vez contamos com mais sensores, mais robustos, pequenos, sensíveis e fiáveis; além disso, a capacidade de armazenamento tem aumentado exponencialmente nos últimos anos, o que nos possibilita armazenarmos mais dados; Por sua vez, a quantidade de dados impõe a implementação de soluções de inteligência artificial, porque o ser humano não tem capacidade de os tratar. Os dados são o principal ativo e a inteligência artificial, o Machine Learning e o Deep Learning, a principal ferramenta para alcançar o preditivo através da aprendizagem automática”.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 33 de abril/maio de 2021. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE