A Comissão Europeia está a financiar um projecto de 10 milhões de euros com vista a desenvolver um novo processo de recuperação de matérias primas críticas, a partir de baterias de veículos elétricos.
Através do programa Horizon Europe, um consórcio de 18 parceiros de sete países irá desenvolver este projecto, denominado BATRAW. Este é um projeto importante para a UE para reduzir a sua dependência das importações destas matérias-primas críticas, bem como para reduzir a dependência da UE das importações.
O projecto de 4 anos está alinhado com os objetivos da proposta de regulamento da UE para baterias e resíduos de baterias. Este regulamento, agora em discussão, exigiria que
todas as baterias colocadas no mercado da UE, incluindo as de veículos eléctricos e híbridos, sejam geridas de forma sustentável no final da sua vida útil e sirvam como fonte de matérias-primas secundárias para setores como o automóvel, as energias renováveis e as tecnologias com baixo teor de carbono.
O projecto BATRAW inclui dois testes piloto de baterias de veículos eléctricos, mas estes podem ser alargados, dependendo dos resultados, a outros tipos de baterias, incluindo baterias domésticas, para recuperar todos os metais e materiais que contêm, ou seja, cobalto, níquel, manganês, lítio, grafite, alumínio e cobre. A informação recolhida durante o projeto será disponibilizada a todos os interessados através de um passaporte digital.