Ver todas

Back

Como otimizar a rotação de stock no retalho de peças?

6 Fevereiro, 2023
964 Visualizações

A Infopro Digital deixa aqui cinco relevantes dicas sobre a importância de otimizar a rotação do stock, sobretudo no retalho de peças.

Se quiser melhorar a saúde do seu stock, a taxa de rotação é uma excelente alavanca: facilitará grandemente a sua gestão e o funcionamento diário do seu negócio.

Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isto:

  1. Manter-se actualizado com as últimas notícias do mercado

Uma forma de melhorar a sua rotação de stock é manter-se informado através de meios especializados. Dependendo dos seus hábitos, recorra a revistas, websites ou páginas oficiais em redes sociais: estas são fontes fiáveis e abrangentes que o ajudarão a ver a situação atual com mais clareza.

O objectivo de tudo isto é antecipar tanto quanto possível a procura e assim saber o melhor momento para comprar e em que quantidade.

  1. Encorajar inventários rotativos

Uma vez que a gestão de stocks não deve ser feita à custa da sua atividade comercial, favoreça a utilização de inventários rotativos. Estas têm três vantagens principais:

– O seu pessoal não está totalmente mobilizado e pode gerir as tarefas actuais em paralelo;

– A loja não tem de ser fechada e poderá receber os seus clientes ou as suas chamadas;

– O seu stock é mais regularmente actualizado e mais representativo.

Esta é uma forma simples de influenciar positivamente a rotação do seu stock.

  1. Manter-se atento ao envelhecimento do stock

Uma vez que o controle de custos é um objetivo primordial no contexto atual, certifique-se de identificar corretamente os stocks que têm pouco ou nenhum movimento recente. Isto lhe permitirá adaptar melhor as suas ofertas comerciais.

O seu objectivo é claro: vender estes stocks volumosos a fim de limitar os custos, seja através de promoções ou devolvendo-os ao fornecedor (se for possível).

  1. Ajustar os tempos de fornecimento

Os prazos de entrega estão estreitamente ligados à escolha dos seus fornecedores e são um factor crucial de flexibilidade, especialmente em contextos de escassez de metais e semicondutores (componentes de peças complexas). De facto, alguns fabricantes de equipamento atingiram uma taxa de serviço de menos de 40% no primeiro trimestre de 2021!

Para reduzir o risco de ruptura de stock e os custos de armazenamento de demasiadas referências, tentar reduzir ao máximo os prazos de aprovisionamento.

  1. Utilize indicadores para avaliar o estado das suas reservas

Para o orientar na gestão dos seus stocks e na avaliação do seu estado, definir indicadores de desempenho tais como volume de negócios, serviço, disponibilidade, ocupação, etc. Estes ajudarão a quantificar os custos e benefícios dos seus stocks.

Estes ajudarão a quantificar as mudanças e a estabelecer objetivos. Além disso, será capaz de medir o impacto após cada ação, por exemplo, para as decisões de aquisição.

PALAVRAS-CHAVE