O grossista espanhol de peças aftermarket, Andel, realizou no Porto a 9ª edição do seu congresso, com o tema “União, Compromisso e Futuro”. Foi o momento de comemorar a abertura de mais uma filial, neste caso na região do Porto, a primeira em Portugal.
Na fase inicial deste congresso, Enrique Junquera, Diretor Geral da Andel, fez uma balanço da operação desta empresa e reforçou quais são os seus pontos fortes no mercado.
Agora com 16 anos de mercado, o mais recente passo da Andel foi a abertura de uma estrutura de vendas em Portugal, a primeira no nosso país, reforçando assim a presença na Peninsula Ibérica da empresa de Sevilha, que está também presente em Málaga, Barcelona e Madrid.
Enrique Junquera começou por falar de união. Disse que “união é compartir informações, esforços, projetos, problemas e ilusões com os seus parceiros”, e reforçou que “a união é fundamental e isso leva a que tenha que haver compromisso, empatia e paciência, mas também oferecer-se quanto mais necessita. No fundo tem que haver respeito!!!”.
Junquera reforçou que a empresa se dedica apenas à venda de peças ao retalho e que essa é a sua estratégia também para o mercado português.
A Andel faturou em 2022 49,8 milhões de euros, tendo alcançado um crescimento de 9,17%. A marca própria Andel, que vai ser continuamente reforçada, faturou mais de 13 milhões de euros.
O Diretor Geral da Andel falou também da forte aposta em stock. Em 2022 o stock evoluiu 25,7%, tendo um valor de 14 milhões de euros. Contudo, Junquera deixou um recado aos parceiros, que penalizem os grossistas que pedem os urgentes (em vez de aumentar a tabela para todos) quando a aposta é servir o mais rapidamente os clientes.
A empresa tem 91212 referências em stock, tendo uma aposta clara em ter pelos menos 2 a 4 marcas por cada linha de produto e que “essa estratégia foi muito importante para compensar os problemas que tivemos no abastecimento nos últimos tempos”, afirmar Junquera, reforçando que “trabalhamos a disponibilidade”.
A Andel trabalha neste momento com 120 associados, que representam cerca de 177 pontos de vendas e que a aposta está em fazer crescer este número, agora que tem presença em Portugal.
Por último foi feita uma referência à rede de oficinas promovida pela Andel, que neste momento conta com 276 oficinas aderentes, que têm acesso a todo o tipo de informação técnica que lhes permite reparar qualquer carro.