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Conceito EcoDuo da Schmitz Cargobull

11 Julho, 2019

A Schmitz Cargobull apresente o seu conceito EcoDuo para veículos pesados, recentemente premiada pela VerkehrsRundschau e TRUCKER, com o prémio “Green Truck Future Innovation” de 2019.

Segundo a Schmitz, comparado ao padrão atual ou ao EuroCombi, o EcoDuo é a maneira a mais rápida e a mais eficaz de melhorar o transporte na estrada porque este conceito combina dois reboques padrão com uma zorra e uma unidade do trator. O EcoDuo é, além disso, compatível com tecnologias de condução convencionais e alternativas.

O peso total da combinação será 40 + 36 toneladas, igual aos regulamentos escandinavos. Em alternativa, uma variante com 40 + 30 toneladas, que atualmente está em fase de testes em Espanha, também seria possível. Neste caso, o peso do camião em conjunto como primeiro reboque ainda será 40 toneladas, o segundo reboque pode ter 30 ou 36 toneladas (dependente do Regulamento).

Em uma comparação das diferentes combinações, o EcoDuo oferece vantagens em comparação com o padrão atual (40 toneladas – um camião + um trailer) – especialmente em termos ecológicos e económicos, segundo a Schmitz:

  • Redução da emissão de CO2 por tonelada de carga útil: ~ 23% com 40 + 30 t e ~ 25% com 40 + 36 t;
  • Redução da carga do eixo: ~ 13% com 40 + 30 t e ~ 14% com 40 + 36 t;
  • Aumentar a capacidade total do transporte;
  • Alívio de estradas e pontes através da redução da carga por eixo e do número de camiões;
  • Redução da escassez de condutores – um condutor, dois reboques;
  • Comprimento total de 31,5 metros comparando com o EuroCombi (25,25 m) e o Platooning (48 metros para um platoon);
  • Compatível com Platooning e transporte combinado.

Essas vantagens podem ser realizadas com o padrão atual de transporte. Usando dois reboques convencionais, as dimensões existentes na indústria de transporte permanecem as mesmas. Todas as infraestruturas existentes e todos os camiões e reboques ainda podem ser utilizados sem grandes investimentos. Portanto, todos os reboques ainda podem ser usados para o transporte combinado – até mesmo, o carregamento ferroviário ainda é garantido – e nada muda durante os processos de carregamento e descarregamento. Além disso, todas as unidades de trator existentes podem ser usadas.

O progresso tecnológico permite ao EcoDuo cumprir plenamente todas as normas de segurança. Este conceito pode consequentemente ser executado sem nenhum perigo adicional ao tráfego de estrada – as distâncias e os sinais da segurança asseguram manobras de ultrapassagem seguras por carros. O EcoDuo está adequado para tecnologias futuras, como o platooning e a condução autónoma.

Atualmente, existem diferentes regulamentos de rotundas existentes na UE. Por conseguinte, deve ser considerada uma harmonização geral. Naturalmente, os regulamentos para o transporte de longo curso no Positivnetz devem ser diferentes do que os regulamentos para o tráfego urbano. Os novos regulamentos também podem ter um efeito positivo sobre outros conceitos como o Platooning, a condução autónoma e a mobilidade elétrica.

O conceito 25.25 apresenta um sucesso limitado. Isto deve-se aos comprimentos diferentes dos reboques, que não podem ser combinados de forma flexível e exigem o investimento adicional em infraestrutura. Além disso, devido à legislação diferente, a travessia de fronteira pode ser dificultada porque esta combinação não é permitida em todos os lugares. Em contrapartida, o EcoDuo pode ser facilmente dividido em dois camiões.
O EcoDuo é, portanto, um consequente desenvolvimento para o transporte de longo curso em rodovias.

Há necessidade de novos conceitos que contrariem a mudança climática, apesar do aumento do volume de transporte

  • As mudanças climáticas exigem um repensar radical – também no setor dos transportes;
  • A emissão de CO2 é considerada o factor essencial para a mudança climática;
  • Legisladores, veículos comerciais e fabricantes de reboques têm de enfrentar este desafio;
  • Há uma necessidade imperativa de conceitos que, para a não sobrecarga de infraestrutura, apesar do aumento do volume de transporte em estrada, ferroviário e por água;
  • Os equipamentos existentes e os conceitos modulares são restritos devido ao declínio do número de motoristas qualificados (falta de motorista);
  • A urbanização crescente exige o tráfego ponto a ponto eficaz fora das cidades;
  • Os conceitos modulares e o uso de todos os modos de transporte são necessários para combinar redução de emissões de CO2, infraestruturas e aumento do volume de transporte

A solução para poupanças significativas é o conceito EcoDuo com 40 + 36 toneladas de peso bruto do veículo

  • O EcoDuo é uma combinação de um camião, um dolly e dois semi-reboques normais;
  • Os reboques podem ser tracionados por camiões convencionais com combustão interna ou por métodos alternativos tais como a soluções elétricas ou de célula de combustível;
  • O camião pode ter dois ou três eixos, consoante a carga útil1;
  • O peso bruto do veículo aumenta até 40 + 36 toneladas, mas é distribuído por onze (dez) eixos;
  • A carga média por eixo (com 11 eixos) reduz de 8 toneladas para apenas 6,9 toneladas e reduz a carga ao solo;
  • Mesmo que o camião esteja totalmente carregado, a distância de travagem é encurtada em comparação com uma combinação convencional (40 toneladas) devido aos eixos adicionais e à força extra de travão correspondente;
  • Devido ao fato de que este conceito é baseado em semireboques convencionais, todas as medidas no negócio de transporte permanecem inalteradas – as infraestruturas existentes não são afetadas;
  • Os dois reboques podem ser separados facilmente – no entanto, o EcoDuo é muito eficaz em transportes interurbanos especialmente em autoestradas.

O progresso tecnológico permite ao EcoDuo satisfazer plenamente todas as normas de segurança

Vantagens

  • Em comparação com o padrão atual (um reboque com um camião):
    • 24% menos emissões de CO2 por tonelada de carga útil;
    • 14% menos carga do eixo;
  • Descarga significativa de estradas e pontes;
  • Aumento da capacidade de carga total em estrada com o alívio simultâneo da infrestrutura;
  • Conceito orientado para o futuro, considerando a escassez de condutores;
  • Pode ser implementado com significativamente menor investimento em infraestruturas/frota existentes;
  • Ambos os reboques podem igualmente ser rebocados separadamente por duas unidades de tração;
  • O comprimento total de 31,5 medidores é entre o EuroCombi (25,25 m) e o Platooning (48 m);
  • Os veículos ainda podem ser usados em transporte combinado de estradas e trilhas sem investimento em novos vagões;
  • O EcoDuo pode ser combinado com tecnologias de condução alternativas.

 

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