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Conclusões do “Encontro Nacional da Reparação Automóvel” da Anecra

13 Maio, 2016

Decorreu no passado mês de abril, no contexto do ExpoMecânica, no Auditório da AEP, em Matosinhos, o XII Encontro Nacional da Reparação Automóvel, subordinado ao tema “As Oficinas do Futuro, Hoje!”, que contou com a presença ativa de mais de 200 participantes.

O Encontro Nacional da Reparação Automóvel, que é promovido pela ANECRA desde há 12 anos, iniciou-se com a apresentação do estado do sector, tomando por base os resultados do Inquérito de Conjuntura de 2015, lançado pela Associação junto do universo dos seus associados.

Neste contexto, ressalta a constatação de que a Reparação Clandestina continua a ser o principal constrangimento com que se confrontam tanto as oficinas de marca, como as oficinas multimarca, o que tem determinado a continuada estratégia definida pela Direcção da Associação de procura das soluções consideradas mais adequadas para reverter esta situação.

De seguida, foi analisada a problemática relativa às Obrigações Ambientais que impendem sobre as empresas da reparação e manutenção automóvel, o que suscitou uma pormenorizada exposição sobre o que é que precisam de saber e fazer para a satisfação e respeito por essas exigências legais e regulamentares. Intervieram nesta acção Marco Candeias, Inspetor-Chefe da IGAMAOT e Vítor Serra Ferreira, Inspetor-Diretor da ASAE, que apresentaram as suas perspetivas no âmbito das competência de inspeção e fiscalização nestas matérias, o que permitiu um debate muito participado e esclarecedor sobre a forma como têm levado a cabo a sua ação em prol do combate à Economia Paralela na reparação e manutenção automóvel.

A este propósito, foi evidenciado o papel que a ANECRA tem desempenhado na luta contra as oficinas clandestinas, ao nível do combate à concorrência desleal e à evasão fiscal que originam, materializado através da apresentação ao Governo e à Assembleia da Republica de um conjunto de medidas legislativas inseridas no seu “Memorando da ANECRA em Defesa do Setor Automóvel”, de que se destacam, pelo seu caráter preventivo, as Propostas relativas à “Obrigatoriedade de registo do número fiscal de identificação do consumidor, na emissão da factura/recibo referente à aquisição de peças, acessórios ou consumíveis respeitantes ao automóvel” e “ Exigência de apresentação, na Inspeção Periódica, da factura da revisão dos respectivo veículo, comprovativa do cumprimento do plano de manutenção definido pelo fabricante”.

Com pleno enquadramento na temática adotada para este Encontro, “As Oficina do Futuro – Hoje!”, António Nogueira da Costa, questionou como vencer o desafio da passagem de testemunho entre gerações, quando a empresa familiar é confrontada com a chegada da hora da sucessão. Assim, considerou que a continuidade do negócio está condicionada pela antecipação dessa passagem de testemunho quer em termo de cultura da empresa, quer no que respeita à sua permanente capacidade de renovação. Para tal, mais referiu, que as novas gerações de empresários terão de se reposicionar e apostar cada vez mais na especialização e na procura de novas soluções e oportunidades de negócio.

De seguida, o novo Presidente da Direcção da ANECRA, Alexandre Ferreira, abordou as várias iniciativas em curso na Associação tendentes a gerar mais negócio nas oficinas suas associadas, considerando ser fundamental promover a qualificação das empresas da reparação e manutenção automóvel tendo em vista não só estabelecer a confiança dos clientes na hora da tomada de decisões, como também para assegurar a sua fidelização, promover o espírito de equipa e permitir a adoção e implementação de metodologias adequadas à otimização dos recursos e ao bom funcionamento das empresas.

Nesta prespetiva, Alexandre Ferreira, acrescentou que, aumentar a confiança dos clientes, dependerá essencialmente de dois factores, a certificação das oficinas e dos respectivos colaboradores bem como a permissão e incentivo à partilha da opinião dos clientes. A certificação permitirá à empresa apresentar-se como um prestador de serviços de qualidade, reconhecida perante tudo e todos, devendo tomar na devida conta a mudança verificada no perfil dos clientes, no contexto das novas gerações nascidas na época do digital, em que as escolhas são feitas com base em maiores exigências e melhor informação.

Para além de justificar a parceria existente entre a ANECRA e a SGS que permitiu a criação da especificação técnica OFICINA + ANECRA, evidenciou a importância de que se reveste esta certificação como fator diferenciação positiva das empresas aderentes.

Finalmente, o Presidente da ANECRA evidenciou a existência de dois projetos de referência e inovadores, dos quais a Associação se orgulha, por aquilo que contribuem para o êxito das oficinas suas associadas.

O primeiro, considerado já uma referência no setor automóvel, o Portal do Automóvel acolhe atualmente mais de mil visitantes diários e permite às empresas tornarem-se visíveis aos clientes que usam a internet como fonte de procura de boas oportunidades de negócio na reparação e manutenção automóvel. O segundo, o Cedirsa, é um projeto de encaminhamento que se encontra numa fase piloto, e que brevemente estará à disposição de todos aqueles que possam e queiram aderir.

O Encontro terminou concluindo que as viaturas comunicantes e a sua evolução para viaturas autónomas, constituirão seguramente, os maiores desafios do futuro do negócio automóvel, sendo que, as novas tecnologias associadas a essa tendência condicionarão os mais radicais modelos de negócio, que se focam mais no cliente e, menos, no produto.

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