Revista Pós-Venda
NotíciasPesadosConferência iNterSIGHT debate a falta de motoristas no setor dos transportes
iNterSIGHT

Conferência iNterSIGHT debate a falta de motoristas no setor dos transportes

por

A Interfaces Portugal promoveu hoje, em Lisboa, o seminário Intersight, uma conferência subordinada ao tema “Em nome da mobilidade”, onde foram abordadas questões pertinentes e atuais relativas ao setor dos transportes.

A falta de motoristas em Portugal e a pouca motivação dos profissionais do setor foram os principais temas focados durante a tarde, assim como possíveis soluções e medidas a tomar para contrariar esta tendência.

Sistemas inovadores para aumentar a motivação dos motoristas

Jorge Matias, administrador da CARTRACK Portugal, incidiu sobre a utilização dos sistemas da empresa como forma de motivar os profissionais, através da promoção de uma condução mais eficiente, enquanto Pedro Neto, Diretor Geral da Cityrama, apresentou o projeto “Avaliação de Desempenho e Plano de Incentivos”, que a empresa desenvolveu, por forma a colmatar a falta de motoristas. Em seguida, Miguel Aires, CEO da Live Drive, discursou sobre o projeto da empresa que tem como objetivo reduzir os acidentes rodoviários e os custos associados a este problema: a Plataforma i2D, que recolhe os dados de condução de cada indivíduo, dando feedback a cada condutor sobre como pode melhorar a condução.

A formação como instrumento para mitigar as consequências da falta de motoristas

Jorge Jacob, Presidente da ANSR, apresentou ao Auditório do Metropolitano de Lisboa as mais recentes estatísticas relativas à sinistralidade rodiviária e mais concretamente à sinistralidade laboral, enquanto Maria Lurdes Bernardo, Responsável do Departamento de Habilitação de Condutores do IMT, se focou nos principais requisitos para o acesso à profissão de motorista, desde a formação à obtenção da carta de condução. Neste seguimento, Maria Helena Nunes, Diretora Executiva do IPTRANS, apresentou as soluções de formação disponibilizadas por este Instituto.

A tarde contou ainda com a participação da piloto Eisabete Jacinto, que deu o seu contributo relativamente à problemática da falta de mulheres na profissão de motorista, referindo também algumas características que podem levar os empregadores a preferir contratar elementos do sexo feminino para as suas equipas de motoristas.

Causas, consequências e soluções sobre a falta de motoristas em Portugal

Neste painel, Pedro Gonçalves, do Departamento Formação ANTROP e Nelson de Sousa, Vice-presidente da ANTRAM, debateram a questão “Porque é que há falta de motoristas”, sendo que as principais causas indicadas pelos dois responsáveis foram a componente salarial, a difícil concialiação com a vida familiar, assim como a escassez e os custos da formação.

Nº de visitas: 263 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com