Regressa este ano, após interregno para remodelação do Parque de Exposições de Braga, a 4ª edição do Salão Auto de Braga, agora no renovado – Forum Braga, nos dias 21, 22 e 23 de setembro.
A ARAN mantém a parceria com a InvestBraga desde a 1ª edição do salão em 2014 e este ano, tal como nas edições anteriores, será organizada uma Conferência no dia 22 de setembro de 2018 no Fórum Braga, no âmbito do Salão Auto de Braga, durante a manhã.
Assuntos da atualidade do pós-venda serão os temas centrais, e em destaque, serão clarificadas as diversas perspetivas sobre a regularização de sinistros automóveis. Será feita ainda, uma abordagem global à nova realidade sobre os veículos conectados.
É expectável uma participação massiva por parte dos empresários ligados ao setor automóvel e que, diariamente, se deparam com variadas situações para resolver com as seguradoras.
Estarão presentes nesta Conferência entidades ligadas ao setor, representantes das seguradoras, da InvestBraga e da Câmara Municipal de Braga e foram também convidados os membros da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas da Assembleia da República, para que, num debate isento, se faça uma reflexão em torno das principais questões que são alvo de divergência no seio do setor automóvel.
Objetivos da Conferência e a sua importância para o setor de acordo com o Presidente da ARAN, Dr. Rui Gonçalves
A ARAN como representante do setor automóvel preocupa-se e tenta encontrar soluções que não diminuam a igualdade e oportunidade de negócio entre os vários intervenientes do setor, em particular das oficinas independentes.
Na Conferência de dia 22, Bruno Pires Peres, Account Manager da GT Motive, fará uma abordagem global à nova realidade dos veículos conetados. O crescente desenvolvimento tecnológico no setor automóvel permitiu a criação do conceito “veículo conectado”. Este desenvolvimento foi impulsionado com a obrigação legal da introdução do eCall, ferramenta extremamente útil na eventualidade de uma situação de emergência, como por exemplo, um acidente.
A ARAN acredita que são assuntos decisivos para o futuro da reparação automóvel independente e que, neste momento, desperta especial interesse e preocupação entre o seio do setor. É imprescindível que todas as oficinas tenham acesso às ferramentas e informações disponibilizadas pelas marcas construtoras, para que o cliente ao optar pela oficina que mais lhe convenha, tenha garantido um serviço de qualidade. Por outro lado, é também importante que as oficinas se mantenham atualizadas a todos os níveis, encontrando-se sempre na vanguarda do que o cliente necessita. Só há evolução e acompanhamento da atualidade do setor, se as empresas se rodearem de bons canais de informação, formação, ferramentas, boas instalações e um quadro de pessoal altamente formado e capaz.
Já no segundo painel, regularização de sinistros, está previsto um debate entre as oficinas e as seguradoras, contando com a presença de representantes da AGEAS, da Fidelidade e de oficinas de Associados da ARAN e as Advogadas do Departamento Jurídico da ARAN.
A participação das empresas do setor, em especial das que se dedicam à manutenção e reparação de automóveis é muito relevante. Por um lado, demonstra a união dos profissionais e será uma oportunidade de exporem as suas dúvidas e preocupações.
Por outro, dado que no dia-a-dia se levantam diferentes questões práticas, a propósito da regularização de sinistros e do relacionamento entre as oficinas e as seguradoras, a proximidade e o diálogo entre as partes apresenta a virtualidade de alcançar consensos e soluções.