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Continental aposta tudo na redução do consumo dos veículos pesados

2 Setembro, 2016
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Com as suas inovações para veículos pesados, a Continental pode conseguir poupanças de combustível até 6 litros em 100 quilómetros. Este valor é o resultado da implementação sistemática de todas as tecnologias que estão em desenvolvimento ou em produção em série.

“Antevemos um grande potencial para a futura otimização do consumo das frotas. As nossas inovações – algumas delas ainda em fase de conceção e outras que estão a ser submetidas a um desenvolvimento preliminar – oferecem um potencial adicional na redução de consumos na ordem dos dois litros por 100 quilómetros”, explica Nikolai Setzer, membro do Conselho de Administração da Continental.

Este cálculo tem em conta mais de 20 tecnologias diferentes que foram recentemente implementadas na produção em série ou que estão atualmente em desenvolvimento. A Continental está assim a melhorar a eficiência em veículos comerciais, a reduzir as emissões de CO2  e a  diminuir os custos com combustível no transporte de mercadorias.

Algumas das soluções mais recentes – incluindo molas pneumáticas mais leves, pneus economizadores de combustível e catalisador de oxidação de diesel de menor dimensão – serão mostradas na edição deste ano do Salão Internacional de Veículos Comerciais (hall 17, stand A06/B11). A empresa apresentará aos fabricantes, transportadores e gestores de frotas um portfolio diversificado e tecnologicamente sofisticado, produzido por uma única empresa. Além das inovações mais recentes, os visitantes poderão também ver outras tecnologias da Continental mais conhecidas, como o sistema de sensores eHorizon, que poupa quase um litro de combustível em 100 km, e o conjunto de espelhos digitais ProViu Mirror, que pode ajudar a poupar mais de 0.6 litros de combustível.

Em 2007, os Estados membros da União Europeia concordaram em reduzir o consumo de energia primária em 20% até 2020. Assim, os fabricantes de veículos têm interesse em continuar a baixar as emissões de CO2.

As inovações desenvolvidas pela Continental – ou seja, as tecnologias leves e soluções eficientes de pós-tratamento de gases de escape – podem ajudar a alcançar este desafio. Menos emissões, menor consumo, custos operacionais mais baixos, maior volume de carga útil e regulamentações mais rígidas no que diz respeito a emissões ou a gases de escapes, como a EURO 6, orientam continuamente o desenvolvimento de inovações.

Plástico leve substitui aço e alumínio

Os veículos comerciais e autocarros modernos estão sujeitos a grandes exigências no que respeita à sua eficiência. Para melhorar a produtividade e a rentabilidade no transporte de mercadorias, a capacidade de carga deve ser aumentada em conformidade com os limites legais de cargas por eixo. A redução do peso não está só relacionada com a diminuição do consumo de combustível e, consequentemente, com menores custos operacionais, mas também tem outras vantagens: por exemplo, com as molas pneumáticas mais leves da Continental, os transportadores podem ganhar 12–15 kg de capacidade de carga por eixo. Numa vida útil de 400 000 km, as emissões de CO2 são assim reduzidas em cerca de 200 kg. Em comparação com os pistões de aço convencionais, isto significa uma redução de cerca de 75% no peso, graças à utilização de um plástico especial.
Mais compacto, mais eficiente, maior rentabilidade: acoplamento do pós-tratamento dos gases de escape

No Salão Internacional de Veículos Comerciais, a Continental revelará uma solução inovadora para o acoplamento de pós-tratamento de gases de escape em veículos comerciais pesados. Ao posicionar o catalisador de oxidação de diesel (DOC) perto do motor, o seu volume pode ser reduzido em aproximadamente 30%. Ao mesmo tempo, a utilização de um novo suporte com um design CS (Crossversal Structure) permite uma diminuição em 20% na quantidade de materiais usados e no peso do DOC. Além disso, a menor perda de calor e elevada eficiência de conversão da inovadora estrutura CS ajudarão a cumprir os futuros limites de emissões de óxido de azoto, tais como a norma CARB 2023 (CARB: California Air Resources Board) nos EUA. Devido à temperatura de funcionamento no DOC, a injeção posterior de solução de ureia pode começar mais cedo. Além do DOC, a solução apresentada em Hanôver incluirá o sistema de medição de ureia integrado no tanque, o controlador SCR (Selective Catalytic Reduction) e o suporte de catalisador metálico, para a evaporação total da solução de ureia.

Rótulo “A” da UE: Os novos pneus economizadores de combustível Conti EfficientPro

Nesta exposição de veículos comerciais, a Continental apresentará a nova linha de pneus Conti EfficientPro para os eixos de direção e do motor. Estes pneus, que têm uma resistência ao rolamento otimizada, foram especialmente desenvolvidos para o transporte de longo curso em autoestradas.
No desenvolvimento do Conti EfficientPro a Continental utilizou tecnologias já testadas e usadas na série EcoPlus. Graças aos compostos especiais de borracha para a estrutura de camadas múltiplas do piso e às propriedades de rolamento otimizadas, a resistência ao rolamento do Conti EfficientPro é ainda mais reduzida. Em comparação com o pneu Conti EcoPlus, um semirreboque de 40 toneladas com pneus Conti EfficientPro nos eixos do motor e da direção consegue poupanças adicionais de combustível que podem ser de 0.64 litros em 100 quilómetros. Tendo em conta uma distância anual de 120,000 quilómetros, isto equivale a uma redução de emissões de CO2 superior a duas toneladas por ano.

Os pneus Conti EfficientPro para os eixos do motor e da direção obtiveram a classificação “A” por parte da União Europeia, o que indica o mais elevado nível de eficácia em termos de consumo de combustível devido à sua baixa resistência ao rolamento.

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