A Continental está a reorganizar o negócio de pneus de reposição, que passa pela fusão da divisão de pneus de reposição para ligeiros e pesados e por uma nova organização estruturada de acordo com segmentos de clientes.
A fabricante de pneus e empresa tecnológica Continental está a reorganizar a unidade de negócio de pneus de substituição de ligeiros e pesados na Europa, Médio Oriente e África, sob a liderança de Philipp von Hirschheydt, antigo responsável pelo mercado de substituição de ligeiros na região EMEA. Com o intuito de ganhar uma maior centralidade e foco no cliente e ao mesmo tempo aumentar a eficiência global da organização, o negócio de pneus de veículos ligeiros de passageiros e de pesados fundiram-se numa única divisão. A transformação desta unidade de negócio iniciou-se em 1 de janeiro de 2020. A nova organização efetivou-se a 1 de julho de 2020.
A partir desta data, as vendas de pneus de ligeiros, van e pesados serão geridas de forma integrada na nova Unidade de Negócio de Pneus de Substituição da EMEA. Em vez de categorias de produtos, a nova organização está estruturada, em primeiro lugar, de acordo com os segmentos de clientes, tais como as grandes contas internacionais, frotas, os clientes pós-venda do Equipamento de Origem (OEM) ou os mercados emergentes, que serão fornecidos de acordo com as suas necessidades individuais por departamentos dedicados e especializados. Adicionalmente, a fusão prevista de funções centrais até agora separadas, como o departamento de marketing e de e-business, garante sinergias. Um dos objetivos específicos passa por assegurar que a estrutura digital que otimiza e personaliza a experiência do cliente seja desenvolvida de forma mais rápida e efetiva.
“A conclusão da reorganização é um importante marco para nós. De forma consistente olhamos para o futuro e alinhamo-nos com as atuais e futuras necessidades dos nossos clientes – desde retalhistas locais, a distribuidores, até às grandes contas internacionais, frotas e clientes pós-venda do equipamento de origem. Esta mudança permite-nos dar resposta a todos os clientes com os nossos produtos, serviços e soluções, bem como a todos os outros pontos de contacto de forma otimizada, reforçando a nossa posição nos diferentes mercados e em toda a região. A fusão vai tornar-nos ainda mais eficientes e vai permitir-nos interligar know-how de diferentes entidades e utilizá-lo em benefício dos nossos clientes”, afirma Philipp von Hirschheydt, responsável pela nova Divisão.
Constantin Batsch, que até agora era responsável pelos Pneus de Substituição para veículos pesados na Região EMEA, vai liderar o departamento de Soluções para Frotas, bem como as vendas globais de pneus no Norte e Leste da Europa. Ralf Benack, antigo responsável pelo departamento de frotas pesadas, será responsável pela gestão estratégica e orientação da unidade de clientes de frotas de camião, ligeiros e van.
Roland Welzbacher vai liderar as vendas na Europa do Sul e o novo departamento de pós-venda do equipamento de origem. Frauke Wieckberg será responsável pela gestão estratégica do mesmo departamento, com foco nos concessionários de automóveis e de camião.
A partir de 1 de setembro, Jürgen Marth, responsável pela rede ContiTrade, vai liderar as vendas regionais na Europa Central e as vendas a grandes contas internacionais. De futuro e gradualmente assumirá o lugar de Wolfgang Thomale, que assumiu responsabilidades na nova unidade de “Specialty Tires”. Em 1 de julho, a unidade de Commercial Specialty Tires (pneus especiais de uso comercial), a Two Wheel Tires (pneus de bicicleta e de motociclos) e a Hoosier Racing Tire (pneus de competição) foram absorvidos pelo departamento de Specialty Tires.
O responsável pela gestão do departamento de grandes contas internacionais é Benoit Henry.
Jon-Ander Garcia continuará a gerir e a desenvolver as vendas regionais nos mercados emergentes do Médio Oriente e África, bem como da Turquia e da Rússia.
O anterior responsável pelo departamento de Commercial Specialty Tires, Enno Straten, assumirá a responsabilidade pelas áreas de Estratégia, Analítica e de Marketing na recém-criada divisão de pneus de substituição da EMEA.