A Continental está a comemorar o 100.º aniversário da criação do tacógrafo VDO, que teve lugar em Villingen, na Alemanha, em 1923, pela mão de Herbert Kienzle.
Além disso, a Continental anunciou que vai equipar, a partir de 21 de agosto, os primeiros veículos pesados com a segunda geração de tacógrafos inteligentes, o novo DTCO 4.1, o que supõe o início de uma campanha de atualização e modernização de três anos derivada da introdução do novo pacote de mobilidade europeu.
Com a nova segunda versão do tacógrafo inteligente, o tacógrafo passa a ter, pela primeira vez na sua história, uma função que vai além do registo dos tempos de trabalho e de funcionamento. O DTCO 4.1 segue o acompanhamento e implementação dos novos requisitos do pacote de mobilidade da UE, que visam melhorar a segurança e as condições de trabalho na logística e transporte. Esses requisitos também incluem atividades de cabotagem e deslocamento de motoristas, enfim, atividades fora do país de origem. “Para nós, o principal desafio foi traduzir os requisitos de Bruxelas na tecnologia certa”, explicou Matthias Kliché, Chefe de Requisitos Legais no segmento de negócios Soluções de Veículos Pesados Conectados. “E tivemos sucesso com isso, porque o DTCO 4.1 recebeu a homologação e a homologação subsequente no início de junho de 2023”.
Assim, a partir de 21 de agosto de 2023, todos os veículos recém-registados com peso bruto superior a 3,5 toneladas devem ter um tacógrafo inteligente de segunda geração instalado. Seguir-se-á, nos próximos três anos, a progressiva atualização e adaptação das viaturas que fazem o transporte internacional. Esta obrigatoriedade de atualização e adaptação à nova tecnologia estipulada pela União Europeia é mais um marco na história do tacógrafo, pois até agora e com as gerações anteriores não foi necessário fazê-lo.
A VDO, pertencente ao Grupo Continental desde 2007, conquistou o mercado europeu com o seu tacógrafo. Atualmente, milhões de veículos de transporte internacional usam um dos tacógrafos desenvolvidos e fabricados em Villingen. No entanto, a gama de produtos originalmente concebidos já não consiste apenas em hardware; Graças à plataforma de gestão de frota VDO Fleet, dispositivos de conectividade adicionais e novos serviços baseados em dados de tacógrafo, a Continental tornou-se parceira em conformidade regulatória e trabalha por forma a contribuir para aumentar a eficiência em logística e transporte.