Ver todas

Back

Scania dá mais um passo rumo à sustentabilidade

24 Julho, 2023
600 Visualizações

A Scania está a dar um grande passo no sentido de descarbonizar a sua cadeia de abastecimento ao efetuar a sua primeira encomenda de aço verde.

O contrato inicial com a H2 Green Steel fornecerá à Scania aço produzido de forma sustentável para o fabrico dos seus camiões, permitindo à empresa dar mais um passo importante no sentido de reduzir a pegada climática do fabrico dos seus veículos. A produção terá início em 2025 na nova fábrica da H2 Green Steel em Boden, no norte da Suécia, estando as entregas do material sustentável previstas para 2027.

O acordo de grande alcance constitui um elemento-chave da ambiciosa estratégia da Scania, líder no setor, para eliminar as maiores fontes de emissões de carbono dos materiais de produção e baterias mais poluentes. A estratégia tem por objetivo que a Scania elimine gradualmente as principais fontes de emissões de CO2 na sua cadeia de abastecimento até 2030, incluindo o objetivo de utilizar na sua produção aço, baterias alumínio e ferro fundido todos eles 100%ecológicos

Outro importante aspeto deste trabalho é o papel da Scania como parceira da First Movers Coalition, que incentiva as empresas a aumentar a aquisição de produtos com baixo teor de carbono em áreas de difícil descarbonização. O novo contrato ajudará a Scania a cumprir o seu compromisso com a coligação de adquirir quantidades significativas de aço verde. São utilizadas cerca de quatro toneladas de aço para fabricar um camião, pelo que existe um potencial óbvio para um impacto climático substancialmente positivo na utilização do aço verde.

“Com esta primeira encomenda do nosso parceiro estratégico H2 Green Steel, continuamos a evoluir no sentido de minimizar o impacto climático da nossa cadeia de abastecimento”, referiu Anders Williamsson, Vice-Presidente Executivo, Responsável pela Investigação e Desenvolvimento e Aprovisionamento da Scania.

“A Scania tem sido um dos nossos maiores apoiantes desde o primeiro dia. Não só ao ajudar a criar a oportunidade para o aço verde, mas também como um dos primeiros investidores de capital inicial. O seu apoio e parceria na elaboração da proposta de valor contribuíram grandemente para as nossas estratégias de entrada no mercado. A Scania é verdadeiramente pioneira na sustentabilidade e foi a primeira no seu setor a estabelecer objetivos  Science Based Targets  em conformidade com o Acordo de Paris. Atualmente todos os nossos clientes em matéria de aquisições estão a preparar-se para fazer a mesma coisa”, referiu Mark Bula, Diretor Comercial da Boden Steel da H2 Green Steel.

 

PALAVRAS-CHAVE