A Continental apresenta o New Wheel Concept, que otimiza o sistema de travagem especificamente para os veículos elétricos (EV), através de um design da roda que permite a utilização de um grande disco de travagem em alumínio e resolve o problema do mau desempenho de travagem devido a discos de travão corroídos.
A Continental expandiu novamente o seu portfolio de soluções para veículos elétricos, desenvolvendo o New Wheel Concept para satisfazer as exigências específicas destes veículos.
A jante é composta por duas partes de alumínio (Al), estrela interior de alumínio com disco de travagem em alumínio e a parte externa. Em comparação com os travões das rodas tradicionais, o travão New Wheel Concept envolve o disco de alumínio por dentro. Isto permite que tenha um diâmetro particularmente grande, que beneficia o desempenho da travagem.
Para aumentar a autonomia do veículo, a desaceleração no EV gera a maior quantidade de eletricidade possível através da recuperação (= travar usando o motor elétrico), pelo que o travão da roda é usado com menos frequência. O disco anti-corrosão também evita a formação de ferrugem (como é normal nos discos de ferro fundido) que pode impedir a travagem.
“A mobilidade elétrica precisa de novas soluções também para a tecnologia de travagem”, diz Matthias Matic, diretor da Unidade de Negócio de Sistemas de Travagem Hidráulicos na Continental. “Utilizar os travões convencionais não é muito eficaz nestes casos. O New Wheel Concept cumpre todas as exigências relativamente às travagens de veículos elétricos. Usámos o nosso conhecimento de travagens para desenvolver uma solução que fornece um efeito de travagem consistente e fiável no veículo elétrico”.
Graças ao material mais leve, o New Wheel Concept reduz o peso da roda e do travão, permitindo uma construção mais leve nos EVs. O conceito apresenta ainda como vantagens o facto de facilitar a mudança da pastilha do travão e de o disco não estar sujeito a desgaste.
Repensar a roda
O New Wheel Concept tem como base uma nova divisão entre a roda e o eixo. Aqui a roda consiste em duas partes: a estrela da jante em alumínio, que se mantém permanentemente aparafusada ao cubo da roda, e o aro, que está aparafusado à estrela. O travão da roda é preso ao suporte da roda e é acoplado a partir do exterior com um disco de travagem, que por sua vez está aparafusado à estrela da jante. O travão interno permite um grande raio de fricção do disco do travão, dado que o espaço disponível na roda é utilizado de forma otimizada. Durante o seu desenvolvimento, o desempenho do New Wheel Concept foi inicialmente concebido para veículos de classe média e compacta. De acordo com os requisitos atuais desta aplicação, o travão é robusto e cumpre todos os critérios estabelecidos – embora num EV seja utilizado com menos frequência.
“Nos EVs, é crucial que o condutor gaste a menor quantidade de energia possível na fricção do travão”, diz Paul Linhoff, Diretor de Brake Pre-Development na Unidade de Negócios de Chassis & Safety da Continental. “Durante a desaceleração, o impulso do veículo é convertido em eletricidade no gerador para aumentar a autonomia. É por isso que o condutor continua a usar o pedal do travão – mas certamente que isso não significa que os travões da roda sejam também ativados”. O torque de desaceleração do motor elétrico já não é suficiente, só por si, quando o condutor trava energicamente, ou a travagem tem de ser feita com o eixo não motor por razões de dinâmica de condução. Nesta situação é necessário o travão da roda – e tem de estar disponível. “Os condutores desejam poder confiar num efeito de travagem consistente – e demasiada ferrugem num disco de travão pode fazer com que isto seja difícil”, sublinha Linhoff. A razão por trás do desempenho reduzido é a menor fricção entre a pastilha e o disco do travão. A função de travagem automática de emergência também tem que depender totalmente da disponibilidade do efeito de fricção.
Em perfeita harmonia – material e design
O design do New Wheel Concept utiliza material de alumínio leve para o travão. Graças ao longo efeito de alavanca no disco grande do travão, forças de fixação relativamente baixas são suficientes para proporcionar um elevado nível de eficiência de travagem – e como o alumínio é um condutor de calor muito bom, o calor gerado no disco durante a travagem é rapidamente dissipado.
A Continental parte do princípio, após os resultados dos testes práticos iniciais, que o disco de alumínio não está sujeito a desgaste, contrariamente ao que acontece com os discos de ferro. Com o New Wheel Concept, a abrasão só ocorre nas pastilhas e o design do Concept faz com que a sua substituição – e das rodas – seja mais fácil. O New Wheel Concept tem ainda outro aspeto positivo: “Dado que o disco de travagem está fixado no exterior e que o travão está preso a partir do interior, o calibrador do travão pode ser concebido de uma forma particularmente leve e rígida. A força é transmitida sobretudo simetricamente para o centro do eixo e isto tem um efeito favorável no desempenho sonoro do travão”, diz Linhoff – e este é um efeito colateral que é particularmente atrativo para um EV silencioso.
A Continental vai fazer a demonstração do New Wheel Concept durante o International Motor Show, IAA em Frankfurt.