Revista Pós-Venda
EventosNotíciasContinental leva soluções de mobilidade ao CES 2018
Continental

Continental leva soluções de mobilidade ao CES 2018

por

A Continental estará no Consumer Electronics Show em Las Vegas, entre 9 e 12 de janeiro, para demonstrar aos seus clientes como a automatização, a interconectividade e a eletrificação estão a converter a mobilidade numa nova forma de viver.  

“O desenvolvimento decisivo do nosso setor deixou há muito de ser medido em potência e velocidade máxima. Atualmente, os parâmetros para as soluções de mobilidade bem-sucedidas são segurança, experiência do utilizador e sustentabilidade. Na CES 2018, iremos mostrar como estamos a utilizar as nossas soluções para moldar a transformação em mobilidade como um bom lugar para estar”, afirma Helmut Matschi, membro do Conselho de Administração da Continental e diretor da Divisão de Interiores, destacando as áreas em que a empresa se foca neste evento.

Prémios de Inovação do CES para a Continental

Mesmo antes do CES, duas das mais recentes inovações da Continental foram distinguidas com CES Innovation Awards. O sistema de áudio sem colunas Ac2ated Sound foi distinguido na categoria Áudio/Vídeo no Automóvel. O Ac2ated Sound substitui as colunas convencionais por atuadores. Usando um princípio semelhante ao que é usado nos instrumentos de corda, os atuadores criam uma experiência áudio 3D de alta qualidade, fazendo vibrar certas superfícies dentro do veículo. Assim, a Continental poupa uma quantidade considerável de peso e de espaço de instalação em comparação com o sistema de colunas convencional, superando as expetativas do consumidor com excelente acústica. Entretanto, o Continental Air Supply (CAirS) foi distinguido na categoria de Eco-Design e Tecnologias Sustentáveis. Este módulo de fornecimento de ar altamente integrado não só simplifica a instalação do veículo, como também poupa energia. Para facilitar a instalação, o compressor, a válvula de bloqueio, unidade de controlo eletrónico e os sensores de temperatura e pressão estão num só módulo compacto. O seu pequeno tamanho reduz o peso em 25% em comparação com os componentes convencionais, diminuindo assim o consumo de energia, o que apoia a mobilidade sustentável e ecológica.

Conectividade e inteligência artificial

Para que o utilizador possa levar a experiência do mundo digital para o carro, a Continental transforma todo o veículo num companheiro artificial, usando inteligência artificial. Baseado em algoritmos de aprendizagem, o companheiro digital relembra e interpreta o comportamento do utilizador, adapta as ofertas de navegação ou o infotainment e até antecipa os desejos do condutor. Para permitir uma conversação natural entre o condutor e o veículo, a Alexa, serviço de voz da Amazon, foi ligada a várias funções do veículo para suportar, por exemplo, um manual do utilizador interativo que explica imediatamente ao condutor o significado das mensagens de erro ou avisos. Dependendo dos avisos e com base no comportamento do condutor, o companheiro digital oferece sugestões sobre como proceder.

Conectividade Holística como experiência do utilizador  

Com o veículo de demonstração da Conectividade Holística, a Continental está a demonstrar um novo nível de experiência de utilizador. A solução é baseada numa arquitetura orientada a serviços que torna possível fornecer novas funções de uma forma rápida e segura, incluindo conteúdo e serviços de terceiros. Existe um guia digital de viagem integrado para dar aos condutores navegação ou informação contextualizada, dinâmica e interativa, infotainment, serviços de viagem e assistência a veículos usando uma cronologia na consola central ou através de uma saída de voz.

O habitáculo digital como um sistema completo  

Com o sistema de habitáculo integrado, a Continental irá demosntrar como será o design premium futurista nos interiores de veículos. Debaixo de grandes superfícies de vidro curvas, o habitáculo reúne vários mostradores e ecrãs táteis que cobrem toda a largura do veículo para formar um sistema completo, desde o espelho lateral digital à consola central. Entretanto, a medição da força e o feedback háptico do ecrã e uma câmara interior para monitorizar o condutor garantem ao utilizador uma experiência abrangente e pronta para implantação na próxima geração de veículos.

Melhor experiência de utilização

Uma das tarefas mais desafiantes para os condutores de pick-ups é engatar um reboque de forma segura, já que requer um nível considerável de precisão e destreza. Por isso, a Continental inventou um sistema para automatizar o processo de reboque que simplifica a tarefa, mesmo para utilizadores inexperientes, com a ajuda de um módulo de câmara de inversão inteligente. Os condutores podem controlar facilmente a manobra usando um ecrã no veículo ou um dispositivo móvel. Para além disso, a Continental criou uma funcionalidade útil para condutores com o seu sistema PASE, que permite que os condutores possam abrir as portas sem necessitarem de chaves. Tudo o que precisam de fazer é aproximarem-se do veículo com um smartphone ou com um dispositivo inteligente, como como um relógio ou anel, e a carrinha será aberta por uma chave virtual. Para que seja mais fácil para os condutores carregarem e descarregarem as suas carrinhas, o sistema PASE é integrado na alavanca inteligente que abre e fecha automaticamente quando o condutor se aproxima ou afasta. O Controlo Inteligente do Vidro (Intelligent Glass Control) dá mais conforto e segurança, já que as janelas podem ser escurecidas de forma automática ou manual. Iluminação modo LED e luzes de leitura podem ser incorporadas no vidro, bem como os controlos táteis.

A Continental está a automatizar o processo de carregamento de automóveis

Muitos condutores sonham que um dia os carros elétricos e os híbridos serão tão fáceis de abastecer como os veículos com motor de combustão interna. Na CES 2018, a Continental apresentará dois novos sistemas de carregamentos de baterias que são ideais para os pontos fortes dos carros elétricos. Por exemplo, o sistema de carregamento wireless recentemente lançado é bastante útil. Esta tecnologia de indução dispensa a utilização de cabos. Além disso, o veículo pode encontrar a sua posição exata sobre o transmissor no solo graças a uma solução de micro navegação da Continental que será capaz de trabalhar sem qualquer intervenção do condutor, à medida que a condução parcialmente automatizada continuar a ser desenvolvida. A segunda inovação da Continental pode revolucionar os carregamentos feitos por cabo. O sistema AllCharge elimina a necessidade de procurar um ponto de carregamento adequado, já que é compatível com todos os postos de carregamento, dependendo da capacidade de carga, tipo de corrente e voltagem. Além da sua flexibilidade e desempenho, oferece a vantagem extra de transformar um veículo elétrico num carregador portátil, pronto para ser utilizado em festas na bagageira, viagens de campismo ou estaleiros de obras.

3D Flash LIDAR de alta resolução

A capacidade de detetar todo o ambiente em redor de um veículo é um pré-requisito fundamental para a condução automatizada. Um componente chave em todo este processo é o 3D Flash LIDAR, que agora, e pela primeira vez, preenche os requisitos do setor automóvel. O HFL110 foi desenvolvido para utilização a curta distância e gera um ponto 3D de alta resolução 30 vezes por segundo dentro de seu campo de visão de 120°. Isto significa que é feita uma medição precisa da distância, em tempo real, para cada pixel no campo de visão. Isto produz uma lista de objetos que é depois usada para definir a estratégia de condução do veículo. Os pixéis interconectados do 3D Flash LIDAR fazem com que sejam imunes aos efeitos dos reflexos de luz o que, juntamente com o elevado grau de robustez em condições de climatéricas desfavoráveis, aumenta ainda mais as capacidades de desempenho dos sensores. Juntamente com outros sensores de monitorização do ambiente em redor, tais como o radar e as câmaras, o 3D Flash LIDAR forma um pacote poderoso para detetar, em qualquer altura, o que estiver em redor do veículo.   

App City Navigation

Com acesso a horários, bem como a atrasos e informação sobre o trânsito, a app City Navigation da Continental ajuda as pessoas a moverem-se num ambiente de cidades inteligentes. Não só informa os utilizadores sobre serviços de mobilidade, mas também lhes oferece um “balcão único” através de navegação online, para reservas e compra de bilhetes.

Esta app afasta os passageiros de rotas com muito trânsito, acidentes ou obras, dando dicas sobre como conduzir de forma mais eficiente. A app também reduz o tempo gasto à procura de locais para estacionar com um ecrã que mostra, em tempo real, os lugares vagos e a opção para os reservar diretamente. A Continental desenvolveu a aplicação em cooperação com a sua subsidiária para soluções de mobilidade inteligente, a Quantum Inventions, em Singapura. A aplicação está atualmente disponível no Sudeste Asiático através do Google Play e da App Store, com planos para maior implantação.

Zonar Coach: sistema avançado de apoio ao condutor

A Zonar, que é maioritariamente detido pela Continental, oferece soluções inteligentes para a gestão de frotas de veículos comerciais. Apresentará a Zonar Coach, uma aplicação de treino em vídeo que procura melhorar a segurança e a eficiência, bem como promover técnicas de condução corretas em veículos comerciais. Usando sensores de força G e tecnologia de câmaras, o sistema identifica comportamentos ao volante que podem ser arriscados ou ineficazes. Ao dar instruções aos condutores, o Zonar Coach ajuda a prevenir acidentes, aumenta a eficiência e garante o correto funcionamento do veículo, tudo em tempo real.

Unidade central de processamento com arquitetura E/E baseada em servidor

Mudar as tendências globais no setor automóvel exige novas abordagens à arquitetura do veículo. Neste aspeto, a Continental demonstrará o In-Vehicle Server (Servidor integrado no Veículo) como uma pedra angular da moderna arquitetura E/E. O computador de alto desempenho é a plataforma para a aplicação de software para funções pré-definidas, bem como para software e serviços de terceiros. O servidor integrado no veículo também age como um gestor de redes e, com o seu Intelligent Antenna Module (Módulo de Antena Inteligente) como uma interface de comunicação, fornece um elemento central de arquitetura para atualizações de software para manutenção remota e cibersegurança de veículos. Os conhecimentos em gestão de software da Elektrobit e as soluções de cibersegurança da Argus são partes essenciais deste servidor integrado no veículo.

Para mais informações relativamente ao CES 2018, clique aqui.

Nº de visitas: 55 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares