Unir forças para uma maior sustentabilidade. É Assim que a Continental e outras duas empresas, uma delas de transportes, revelam o seu compromisso com a conservação de espécies e a forma como isso se relaciona com a gestão sustentável de pneus.
A Continental e a Hartmann International demonstraram como a logística global pode ajudar na conservação de espécies locais com um projeto conjunto sob a égide da start-up Artenglück (cujo nome se traduz livremente como “a alegria das espécies”). No âmbito do projeto, o fornecedor de serviços globais de transporte e logística Hartmann – com sede em Paderborn- plantou campos de flores perenes e amigas dos insetos numa área de 8.000 m2. Esta área faz parte dos mais de 255.000 m2 de novos habitats que foram criados em toda a Alemanha pela Continental em parceria com a Artenglück e com os seus clientes. Ajudar a conservar espécies desta forma é mais um exemplo de que a sustentabilidade está profundamente enraizada na filosofia empresarial da Hartmann International. “Num mundo onde as alterações climáticas são uma ameaça cada vez maior, consideramos que é nosso dever criar impacto positivo de várias formas”, explica Uwe Lachmann, Diretor Geral da Hartmann. “Em vez de falarmos de certificação, investimos no campo da biodiversidade e à nossa porta”.
Unir forças para uma logística mais verde
Tanto a Continental como a Hartmann têm um compromisso inabalável com a sustentabilidade. A empresa internacional de transportes e logística – que tem 15 localizações, uma frota de 527 camiões e cerca de 730 colaboradores – lançou inúmeros projetos com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e melhorar a sustentabilidade. “Para além da instalação de sistemas fotovoltaicos, do planeamento de viagens baseado em IA, formação rigorosa dos motoristas, estamos também envolvidos na proteção do ambiente”, acrescenta Lachmann. “Isto inclui a reflorestação de 2,5 hectares de floresta na cidade vizinha de Marsberg, bem como a plantação de campos de flores em parceria com a Continental e com a Artenglück”.
A Hartmann está a implementar um conjunto de medidas que visam aumentar a sustentabilidade em todas as áreas da empresa, mas especialmente na sua frota de veículos e na gestão de pneus. Cliente da Continental há mais de 14 anos, dispõe de um contrato de serviço Conti360° em vigor desde 2019, que inclui fornecimento de pneus novos e recauchutados ContiRe. “Queremos concentrar-nos no nosso negócio principal e valorizamos muito a nossa parceria com a Continental, uma vez que nos oferece uma solução fiável de gestão de pneus para a nossa frota”, afirma Lachmann.
A empresa de transportes Hartmann aposta na Continental e na sustentabilidade
O conceito de gestão de pneus Conti360° com recauchutagem está perfeitamente alinhado com a filosofia empresarial da Hartmann International. “Consideramo-nos pioneiros no setor da logística e esforçamo-nos por transformar as necessidades futuras dos clientes em soluções inteligentes”, explica o diretor-geral. “A sustentabilidade é uma questão-chave neste setor e envolve a obtenção de um equilíbrio eficaz entre os aspetos ambientais, sociais e económicos, a fim de alcançar um impacto positivo e duradouro no mundo. Procuramos proteger os recursos naturais, reduzir as emissões e promover práticas ecologicamente sustentáveis”. Para Lachmann, é evidente que a gestão sustentável dos pneus- materializada na poupança de combustível, longa vida útil e poupança de materiais através da recauchutagem, faz parte deste objetivo.
Conservar as espécies a nível local
A Continental, juntamente com os seus clientes, tem vindo a promover a biodiversidade na Alemanha desde 2021 através do patrocínio ao cultivo de campos de flores. “Plantamos estes campos com sementes locais, criando assim novas fontes de alimento e habitats para as nossas espécies nativas”, explica Timo Röbbel, diretor de Marketing de Equipamento de Substituição da Continental. Isto levou à criação, nos últimos três anos, de cerca de 255.000m2 de novos habitats floridos em toda a Alemanha. É a área equivalente a 40 campos de futebol.
A Artenglück é uma start-up que permite aos agricultores e às empresas envolverem-se na biodiversidade. A ideia base é que os agricultores disponibilizem terrenos que não são adequados para o cultivo de alimentos para plantar flores. As empresas financiam as sementes especialmente adaptadas ao local e o aluguer do terreno. Os colaboradores da empresa experienciam a conservação da natureza, ajudando na sementeira.
Parcerias locais
Como parte da sua estratégia global de sustentabilidade, a Continental centra-se num modelo de negócio responsável e circular, na investigação pioneira e no desenvolvimento de novas tecnologias. “As parcerias que ajudam a nível local para tornar o mundo um lugar mais sustentável são igualmente importantes”, explica Röbbel. “Desta forma, projetos fantásticos e de pequena escala podem florescer – e ter um impacto positivo no ecossistema e no nosso ambiente”. E estes projetos incluem agora os campos de flores da Hartmann International, na North Rhine-Westphalia.