A Continental acaba de apresentar um veículo de testes sem condutor e totalmente elétrico que desenvolveu para medir o desempenho de travagem dos pneus de automóveis ligeiros.
O objetivo do teste totalmente automatizado é reduzir a distância de travagem dos pneus para garantir uma maior segurança rodoviária. A AVA – “Analytic Vehicle AIBA” – permite um controlo preciso das propriedades de fricção dos pneus durante as manobras de travagem em piso seco e molhado.
Pela primeira vez, a AVA Continental combina as vantagens de um método de ensaio independente do modelo do veículo, com o ambiente de ensaio controlado e reprodutível do Analisador Automático de Travagem Interior (Automated Indoor Braking Analyzer – AIBA). Os peritos em testes de pneus da Continental podem realizar testes independentemente das características específicas do veículo. Com isto, a Continental tem um dos métodos de teste de travagem de pneus mais avançado e preciso do mundo. O veículo será utilizado no centro de testes da empresa Contidrom, perto de Hannover, Alemanha.
“O nosso veículo AVA ajuda-nos a analisar o desempenho dos nossos pneus premium com ainda mais detalhe e a desenvolvê-los continuamente”, explica Boris Mergell, Chefe de Investigação e Desenvolvimento da Continental Tires. A transmissão de forças entre o pneu e a superfície é decisiva para o desempenho da travagem. É igualmente importante para curvar ou quando se muda de direção. “O desempenho do pneu durante a travagem é essencial para a segurança do veículo. Por esta razão, fazemos grandes esforços para testar os nossos pneus com a maior precisão possível”, enfatiza Mergell.
Para os testes de travagem dos pneus, o AVA é acelerado a uma velocidade de ensaio de 65 km/h com a ajuda de uma transmissão linear eletromagnética, que deriva da moderna tecnologia de montanha-russa. Em seguida, são efetuados vários testes de travagem totalmente automatizados. O sistema AVA está equipado com dois eixos acionados eletricamente, que são alimentados por uma bateria de alto desempenho. O elevado binário assegura que uma velocidade constante pode ser mantida, enquanto os pneus de teste no terceiro eixo podem ser sistematicamente travados. O sistema de travagem integrado da AVA está equipado com a tecnologia Brake-by-Wire da Continental Automotive.