A Corteco vai voltar a ampliar a sua capacidade logística, com a construção de um novo armazém no Parque Industrial de Weinheim, perto da sede do Grupo Freudenberg, na Alemanha,
A procura de espaço de armazenamento excedeu a capacidade do atual centro logístico europeu da Corteco em Hirschberg (Bergstrasse). A Corteco também está a preparar-se para o impacto da transformação eletrónica nos seus negócios a médio prazo.
A Corteco oferece mais de 26.000 artigos com qualidade OEM, e cerca de 16.000 deles, principalmente peças de vedação e controle de vibração e filtros de ar para cabine, estão disponíveis nas instalações de Hirschberg. Ela envia cerca de 100.000 peças para instalações de serviços automotivos todos os dias.
O centro de Hirschberg está em operação desde 2013 e possui uma área de armazenamento de cerca de 9.000 metros quadrados. Dado que o armazém existente não podia ser ampliado, foram desenvolvidos planos para um novo edifício, e a Corteco escolheu o Parque Industrial de Weinheim como local, em parte devido à infra-estrutura existente. A mudança está prevista para meados de 2025.
“Com 13.800 metros quadrados, o novo edifício não será apenas maior, mas também nos fornecerá uma solução de armazenamento automatizada”, afirmou Christian Dickopf, vice-presidente sénior da Corteco. “Estamos a planear mais crescimento no futuro. Mesmo que o impacto da transição para a mobilidade elétrica demore, temos de pensar nos produtos que lhe estão associados hoje.”
Haverá uma área no novo prédio onde os funcionários poderão montar e embalar peças, possibilitando a retomada de operações que haviam sido terceirizadas devido à limitação de espaço e capacidade.
Haverá um armazém vertical e um sistema Autostore no novo edifício. O Autostore é um sistema parcialmente automatizado que economiza espaço e reduz a necessidade de espaço físico em quase um terço. Os robôs executam rapidamente tarefas repetitivas e fisicamente exigentes, ao mesmo tempo que otimizam o uso do espaço. Isso permite que os funcionários se concentrem em atividades que exigem conhecimentos especiais. “99% de todos os diferentes artigos que vendemos podem ser armazenados na Autostore. Pode ser expandido conforme necessário, mesmo durante as operações em andamento, ou seja, sem interromper temporariamente as atividades do armazém”, explicou o gestor de projeto Jan Mittelstädt.
Outro benefício é que o Autostore usa robôs com eficiência energética. Quando 10 deles estão em funcionamento, não consomem mais energia do que um aspirador de pó. Podem “ver” no escuro, não precisam de corredores largos e encontram rapidamente os itens que procuram. “Os bens chegam às pessoas, não as pessoas aos bens”, indicou Mittelstädt.
A sustentabilidade é um elemento-chave do projeto: um sistema fotovoltaico fornecerá à instalação uma parte significativa da sua eletricidade. As embalagens também estão a ser melhoradas, sendo “ainda menos plástico” o princípio orientador.