Ver todas

Back

Covid-19: APDCA organiza recolha de fundos para o SNS

2 Abril, 2020
1499 Visualizações

A Associação Portuguesa do Comércio Automóvel (APDCA) está a organizar uma recolha de fundos, através da qual pretende apoiar diretamente o Serviço Nacional de Saúde.

AQUI FICA O COMUNICADO DA APDCA:

APDCA organiza uma recolha de fundos para apoiar diretamente o Serviço Nacional de Saúde com a compra de máscaras e viseiras de proteção, equipamento de proteção individual essencial para os nossos profissionais de saúde.

 A crise que atravessamos, sem precedentes na história recente de Portugal, apanhou-nos a todos de rompante e com uma intensidade que ninguém poderia antecipar. A APDCA tem feito o que lhe compete no dever de informação e apoio, mas tudo o que se possa fazer parece pouco perante tamanha calamidade.

Para a Associação Portuguesa do Comércio Automóvel, chegou a altura de passarmos das palavras aos atos. De arregaçarmos as mangas, de transformarmos as ideias em ações e de apoiarmos diretamente quem lida com a face humana desta pandemia: o conjunto dos profissionais de saúde que estão na linha da frente na defesa dos portugueses e que lutam diariamente para salvar vidas e debelar esta maldita infeção.

O Serviço Nacional de Saúde precisa do nosso, do vosso, apoio. Mas não o vamos fazer de forma inconsequente e desorganizada. Vamos centralizar esta campanha na APDCA, mantendo o rigor e a transparência que nos carateriza e que o momento exige.

Contátamos diretamente o Ministério da Saúde para avaliarmos as necessidades mais prementes. Indagámos junto dos fornecedores para obtermos orçamentos justos para os equipamentos que pretendemos adquirir. Vamos centralizar a aquisição e a distribuição dos referidos produtos. Mas é a todos nós, associados da APDCA, sociedade civil, empresas e empresários, que caberá o papel principal: contribuir para os fundos necessários para a aquisição das máscaras e viseiras de proteção. Elementos que o SNS identificou como sendo cruciais nesta fase para a segurança dos profissionais de saúde. Não se esqueça que por cada médico, enfermeiro ou auxiliar que corre o risco de adoecer, são vidas que podem ficar por salvar e mais um factor de pressão acrescido para o já sobrecarregado SNS.

Para que o processo seja o mais simples e transparente possível, criámos um formulário online que identifica sumariamente as necessidades, os passos a seguir e a identificação pessoal de quem se queira juntar a esta causa. Dê a conhecer o valor que pretende doar e preencha o formulário para que a APDCA possa emitir os dados para o pagamento e a respetiva fatura da doação.

Este é o link para o formulário de doação:

https://forms.gle/VeSNyRcT4NKtcH9q9

A bem da transparência que o momento exige e da confiança que queremos reforçar em todas as ações que a APDCA põe em prática, colocámos diretamente no formulário, mas também em anexo neste comunicado, as trocas de emails efetuados com o Ministério da Saúde, bem como uma lista de equipamentos que o mesmo identificou como sendo devidamente adaptados a esta pandemia e do qual o SNS carece.

Sabemos que o momento que atravessamos não é fácil, até do ponto de vista económico, mas se cada um de nós contribuir com um pouco, todos juntos faremos uma grande diferença. Quanto mais depressa debelarmos esta crise, mais rapidamente podemos voltar à nossa atividade e ajudar a economia portuguesa a reerguer-se com renovada vitalidade.

Porque juntos somos mais fortes!   

A Direção da APDCA,

PALAVRAS-CHAVE