A European Association of Automotive Suppliers (CLEPA) e a European Automobile Manufacturers’ Association (ACEA) adotaram em conjunto um “Código de Conduta Empresarial contra o Covid-19”, com o objetivo de promover a retoma da atividade na indústria automóvel.
O Código de Conduta contém capítulos sobre saúde e segurança no local de trabalho, comunicação oportuna, requisitos contratuais e coordenação da retoma da atividade.
“Enquanto a segurança e o bem-estar de nossas comunidades continuam sendo a primeira prioridade, um reinício oportuno e bem coordenado do setor, é de extrema importância mitigar o impacto da crise do Covid-19 na sociedade. O código de conduta conjunto da indústria automóvel fará uma grande diferença nesse processo”, afirmou Sigrid de Vries, secretário geral da CLEPA.
“O nosso compromisso é sair da crise ainda mais forte e todos os envolvidos na cadeia de valor têm uma responsabilidade compartilhada em gerir o relançamento da indústria de maneira sustentável. O Código de Conduta Comercial oferece aos fabricantes e fornecedores orientações essenciais sobre a abordagem necessária para superar a crise do Covid-19”, destaca Eric Mark Huitema, diretor geral da ACEA.
Cerca de 13,8 milhões de europeus trabalham direta e indiretamente na indústria automóvel. Como consequência da crise, mais de 1,1 milhões de funcionários de fabricantes de automóveis estão em regime de emprego temporário, e a cadeia de fornecimento e os revendedores também estão a ser seriamente afetados.