Ver todas

Back

DAF aumenta quota de mercado na Europa

8 Fevereiro, 2021
780 Visualizações

A DAF Trucks reforçou a sua posição como fabricante global de veículos comerciais em 2020. A quota de mercado no segmento europeu de camiões pesados (mais de 16 toneladas) aumentou para 16,3%.

Além disso, os camiões da última geração foram introduzidos em Taiwan e no Brasil e foi anunciada a produção do CF Electric com zero emissões.

Em 2020, a DAF registou 37 580 camiões num mercado europeu de camiões pesados de 230 400 veículos, resultando numa quota de mercado de 16,3% (2019: 16,2%), o que representa o segundo melhor resultado na história da empresa. O mercado europeu de camiões médios (6 a 16 toneladas) totalizou 41 400 unidades e a quota de mercado da DAF foi de 9,5% (2019: 9,7%).

A DAF continuou a liderar o mercado de camiões pesados nos Países Baixos (31,8%), no Reino Unido (31,6%), na Polónia (23,7%), na Hungria (27,9%) e na Bulgária (25,4%). Em 2020, o fabricante de camiões holandês foi igualmente líder de mercado em Portugal (21,8%). A DAF é líder europeia em tratores e a marca de importação número um nos dois maiores mercados de camiões da Europa: Alemanha e França. A quota de mercado no segmento dos rígidos para utilização intensiva aumentou para 11,5%.

A DAF terminou 2020 como líder em Portugal com 678 unidades registadas e uma quota de mercado superior a 6 toneladas de 21,8%. Em Espanha, foram registados 2.047 camiões, o que representa uma quota de mercado de 11,1% (13,6% nos tractores). A PACCAR Financial atingiu um recorde histórico com 49% de quota em Espanha e 60,3% em Portugal, e também na venda de camiões usados ​​quando foram faturadas 1.429 unidades. 55% dos camiões registados em Espanha e Portugal tinham contrato de reparação e manutenção. Da mesma forma, em 2020 a PACCAR PARTS cresceu 4% em relação ao ano anterior e atingiu o maior número de vendas de peças de reposição da história da empresa em ambos os países.

No ano passado, a DAF vendeu 5880 camiões fora da UE e apresentou os seus veículos de última geração em Taiwan (Euro 6), no Brasil (Euro 5), bem como no Médio Oriente e em África (Euro 3 e 5). O 10 000 camião montado localmente foi entregue em Taiwan, onde a DAF é líder do mercado de camiões pesados entre os fabricantes europeus. A DAF é também líder de mercado em Israel e na Bielorrússia.

Em 2020, a DAF vendeu mais de 2000 motores PACCAR aos principais fabricantes de autocarros de turismo, autocarros urbanos e veículos especiais em todo o mundo.

Para além do desenvolvimento contínuo da tecnologia de motores de combustão, a DAF está a investir nas mais recentes tecnologias para baterias e grupos motopropulsores elétricos híbridos, que permitem emissões de CO2 mais baixas e uma melhor qualidade do ar em áreas urbanas. Os clientes DAF beneficiaram das vantagens do camião CF Hybrid, que utiliza a tecnologia de bateria com zero emissões durante a condução em áreas urbanas, e o seu motor diesel limpo em percursos regionais. A DAF anunciou a produção do novo camião CF Electric, que oferece uma autonomia elétrica alargada de 200 quilómetros, e apresentou recentemente o LF Electric com uma autonomia de 280 quilómetros com zero emissões. Em 2020, a DAF produziu mais de 37 600 camiões CF e XF e aproximadamente 9000 veículos LF.

PALAVRAS-CHAVE