A Daimler anunciou o primeiro eixo inteligente para veículos comerciais para os veículos pesados europeus Mercedes-Benz Actros. O eixo contém a tecnologia New Final Drive (NFD) que controla ativamente a regulação do óleo dentro da unidade, o que aumenta a economia de combustível em até 0,5%.
O novo eixo será montado numa nova linha de montagem em Kassel, na Alemanha, e em Detroit, MI.
O objetivo do novo Powertrain Integrado nos caminhões Actros é o de um menor consumo de combustível. As melhorias nos motores OM 470 e OM 471, com uma transmissão otimizada de 12 velocidades com Predictive Powertrain Control (PPC), ajudam a alcançar melhorias de 6%.
A quantidade de óleo no eixo NFD é fornecida dependendo da velocidade, binário e temperatura. Este controlo inteligente do óleo minimiza o redemoinho de fluidos na unidade final, o que resulta numa superfície mais suave e reduz a quantidade de fluido a circular nas engrenagens. O eixo NFD é a primeira implementação deste controlo ativo do óleo numa unidade de acionamento final.
Trata-se não só de uma nova tecnologia, mas o eixo é também montado numa nova linha de montagem em Kassel. A Daimler investiu 30 milhões de euros na linha de montagem das suas instalações de produção – a maior fábrica de eixos para veículos comerciais na Europa. O investimento fornece as mais recentes tecnologias de produção e níveis mais altos de automação. Os funcionários da fábrica utilizam óculos inteligentes com vídeo e imagens, por forma a assegurar uma montagem correta.
A Daimler tem adotado uma abordagem de melhorias holísticas para o seu propulsor integrado para veículos pesados Actros. Embora o motor e a transmissão tenham recebido a maior parte dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, o eixo inteligente prova que há ganhos adicionais em apostar noutros componentes da transmissão. As melhorias da NFD e da linha de montagem demonstram o compromisso da Daimler em reduzir os consumos e o TCO para os seus clientes de veículos pesados.